Publicidade e Propaganda
Adicionar legenda |
1. Sobre o curso
Publicitário
Com a finalidade de melhorar o relacionamento entre uma empresa/instituição/marca/produto e seu público, o publicitário desenvolve atividades voltadas para a elaboração e a inovação na área de comunicação. Seu trabalho envolve planejamento, criação, produção, distribuição e gerenciamento de ações promocionais, campanhas publicitárias, elaboração de arte de embalagens, identidade corporativa, entre outras.
Principais áreas de atuação
- Produção, criação e planejamento publicitário em agências
- Marketing
- Pesquisa de mercado
- Comunicação digital
- Promoção de vendas
Ganho inicial (média mensal)
De R$ 1,2 mil a R$ 1,5 mil.
Ganho escalão intermediário (média mensal)
De R$ 5 mil a R$ 7 mil.
Ganho no auge (média mensal)
Potencialmente alto, superior a R$ 15 mil. Geralmente, a remuneração está ligada ao alcance de resultados.
Atividades do início de carreira
Assistência às atividades básicas em nível júnior – por exemplo, assistente de gerência ou redator júnior – nas diferentes áreas da publicidade: atendimento, planejamento, criação, mídia (ou gestão de contatos), produção, comercial/vendas, gestão de marcas e/ou de produtos.
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/guia-de-profissoes/publicidade-e-propaganda/4ee39197fb3b72f05700004c.html
Profissional
O publicitário é responsável por planejar, criar, avaliar e coordenar campanhas publicitárias para diferentes mídias (TV, Internet, impressos, rádio etc.). Ele pode atuar também dentro das empresas, traçando estratégicas de comunicação, e assessorar marcas e pessoas (como artistas, políticos, celebridades etc.).O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda, pode desenvolver suas atividades em:
- Agências de Publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.
- Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.
- Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.
- Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégias de marcas.
- Organizações Não Governamentais: atuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos, por exemplo.
- Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras.
Mercado de Trabalho
Atualmente a criação publicitária é uma área com salários atraentes e também uma das mais concorridas. Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem várias vezes, todos os anos) e na área de marketing de médias e grandes empresas. O mercado de publicidade online, nas áreas de mídias sociais, marketing digital e comércio eletrônico, também oferece um excelente campo de atuação e está em alta.Curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda dura em média quatro anos. A grade curricular varia bastante entre as faculdades e depende da ênfase do curso, que também pode ser chamado de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.Seguem algumas matérias mais comuns ministradas nos curso de Publicidade e Propaganda:
- Antropologia
- Comunicação Institucional
- Comunicação Política
- Criação Publicitária
- Direção de Arte
- Fotografia Publicitária
- Gestão Estratégica de Marketing
- Legislação e Ética Publicitária
- Língua Portuguesa
- Marketing de Relacionamento
- Pesquisa de Mercado
- Psicologia da Comunicação
- Semiótica
Onde estudar Publicidade e Propaganda
Existem mais de 200 universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda em todo o País, sendo que a maioria é de faculdades privadas.Entre as 19 universidades públicas que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda, podemos citar:
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Centro Universitário Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Anhanguera (UNIDERP)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Paulista (UNIP)
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/publicidade-propaganda/
Eduardo Petenassi 3°D
Nenhum comentário:
Postar um comentário