quinta-feira, 19 de março de 2015

Cursos / Profissões

Bom é bem difícil ver um jovem que está cursando o ensino médio com uma certeza sobre uma profissão futurista.É com frequência que vemos estudantes com duvidas do curso que vai fazer o que vai escolher como pensar, a insegurança afeta a escolha dependendo ela será um erro por resto de nossas vidas , e você já sabe o que vai fazer? estou aqui para falar um pouco sobre um curso que pretendo fazer.

 

Publicidade e Propaganda

 

Adicionar legenda

1. Sobre o curso

Publicitário


Com a finalidade de melhorar o relacionamento entre uma empresa/instituição/marca/produto e seu público, o publicitário desenvolve atividades voltadas para a elaboração e a inovação na área de comunicação. Seu trabalho envolve planejamento, criação, produção, distribuição e gerenciamento de ações promocionais, campanhas publicitárias, elaboração de arte de embalagens, identidade corporativa, entre outras.

Principais áreas de atuação  


- Produção, criação e planejamento publicitário em agências
- Marketing
- Pesquisa de mercado
- Comunicação digital
- Promoção de vendas


Ganho inicial (média mensal)    


De R$ 1,2 mil a R$ 1,5 mil.

Ganho escalão intermediário (média mensal)  


De R$ 5 mil a R$ 7 mil.

Ganho no auge (média mensal)  


Potencialmente alto, superior a R$ 15 mil. Geralmente, a remuneração está ligada ao alcance de resultados.


Atividades do início de carreira


Assistência às atividades básicas em nível júnior – por exemplo, assistente de gerência ou redator júnior – nas diferentes áreas da publicidade: atendimento, planejamento, criação, mídia (ou gestão de contatos), produção, comercial/vendas, gestão de marcas e/ou de produtos.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/guia-de-profissoes/publicidade-e-propaganda/4ee39197fb3b72f05700004c.html

Profissional

O publicitário é responsável por planejar, criar, avaliar e coordenar campanhas publicitárias para diferentes mídias (TV, Internet, impressos, rádio etc.). Ele pode atuar também dentro das empresas, traçando estratégicas de comunicação, e assessorar marcas e pessoas (como artistas, políticos, celebridades etc.).
O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda, pode desenvolver suas atividades em:
  • Agências de Publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.
  • Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.
  • Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.
  • Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégias de marcas.
  • Organizações Não Governamentais: atuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos, por exemplo.
  • Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras.
     

Mercado de Trabalho

Atualmente a criação publicitária é uma área com salários atraentes e também uma das mais concorridas. Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem várias vezes, todos os anos) e na área de marketing de médias e grandes empresas. O mercado de publicidade online, nas áreas de mídias sociais, marketing digital e comércio eletrônico, também oferece um excelente campo de atuação e está em alta.


Curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda dura em média quatro anos. A grade curricular varia bastante entre as faculdades e depende da ênfase do curso, que também pode ser chamado de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.
Seguem algumas matérias mais comuns ministradas nos curso de Publicidade e Propaganda:
  • Antropologia
  • Comunicação Institucional
  • Comunicação Política
  • Criação Publicitária
  • Direção de Arte
  • Fotografia Publicitária
  • Gestão Estratégica de Marketing
  • Legislação e Ética Publicitária
  • Língua Portuguesa
  • Marketing de Relacionamento
  • Pesquisa de Mercado
  • Psicologia da Comunicação
  • Semiótica

Onde estudar Publicidade e Propaganda

Existem mais de 200 universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda em todo o País, sendo que a maioria é de faculdades privadas.
Entre as 19 universidades públicas que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda, podemos citar:
Seguem alguns exemplos de faculdades particulares que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda:
Fonte :
 http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/publicidade-propaganda/


                                                                          Eduardo Petenassi 3°D

Nenhum comentário:

Postar um comentário