terça-feira, 31 de março de 2015

Iluminismo A razão em busca de liberdade

O Iluminismo (também conhecido como Ilustração, Esclarecimento ou Era das Luzes)  foi um movimento social, intelectual e filosófico que , de certo modo , teve suas origens na Inglaterra durante o século XVII. E com o tempo pode-se dizer que o iluminismo teve desdobramentos variados em outras sociedades europeias, Tais como a França do século XVIII.
As idéias defendidas pelos diversos pensadores iluministas espalharam-se para outros centros culturais da Europa , o que acabou servindo de inspiração para algumas transformações políticas em várias sociedades da época, tanto europeias como da América, e embora não tenha sido um movimento coeso (fortemente unido) e uniforme , teve como uma de suas principais características a crítica social. Apesar das diferenças entre os iluministas ,eles assumiram uma postura contestatória em relação a um ou outro aspecto do Antigo Regime. Essa postura iluminista incorporava, em grande medida, a defesa de um ideário social que agradava ás aspirações da burguesia. 
Ao expressar forte desejo por mudanças sociais, os filósofos iluministas criticaram duramente as principais estruturas do Antigo Regime, entre elas o absolutismo monárquico. Para o historiador Eric Hobsbawm, libertar o ser humano de certas '' Algemas'' que o prendiam parecia ser o objetivo de muitos deles. Entre algumas dessas '' Algemas '' Se destacavam:

*O tradicionalismo religioso medieval ;
*As práticas consideradas supersticiosas e o poder da magia;
*A divisão social baseada numa hierarquia de estratos determinada pelo nascimento.


A seguir: ''Teorias Formuladas por diferentes pensadores iluministas defendendo ideais''

Fonte: Livro didático História Global 2 
Autor: Gilberto Cotrim.
Página 105.


Alunas: Isabela Oliveira 3°D e Thais Hashimoto 3°B



Nenhum comentário:

Postar um comentário