quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Revolução ou Evolução Industrial?





A revolução teve inicio na Inglaterra a partir do século XVIII e em poucos décadas se espalhou para toda Europa Ocidental e os Estados Unidos. Foi a transformação que incluiu a transição de métodos artesanais -manufatura- para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência, o uso crescente de energia a vapor.
Produção de carros em longa escala

A Revolução Industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo, como um maior número de empregos e apesar de longas horas de trabalho (na maior parte das indústrias, precário) uma boa renda média para a época. Também é importante destacar que com o auxílio da ciência e da tecnologia, os produtos foram fabricados em longas escalas e mais rapidamente.

Com a Revolução Industrial, houve um grande aumento da produtividade dos trabalhadores e ampliação de escala na acumulação de capital. Ela impulsionou uma era de forte crescimento econômico nas economias capitalistas.
Entretanto, a exploração do trabalho, realizada por uma pequena minoria sobre a grande maioria da população, também se fez sentir. Milhões de operários conheceram a miséria, enquanto uma pequena parcela de capitalistas enriquecia-se. Estados foram edificados para garantir a existência da lucrativa produção industrial.
E a revolução ou Evolução industrial continua evoluindo, pois depois da primeira revolução onde foi introduzida a maquinofatura, aconteceu a segunda revolução industrial onde foi introduzida a energia elétrica no lugar dos motores a vapor. Hoje ainda continua a evoluir, pois vivemos atualmente uma terceira revolução industrial que podemos chamar de revolução tecno-cientifica informacional e ainda vai continuar evoluindo constantemente.


Aluno: Matheus Canesin. 2ºA
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-industrial.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário