Nos trinta primeiros
anos da chegada dos portugueses ao Brasil, o governo português não
tomou medidas que visavam a colonização do Brasil. Nesse período,
o interesse econômico da metrópole portuguesa estava voltada para o
comercio de especiarias nas Índias, e para a exploração da costa
africana ( ilhas de Açores, Cabo Verde e Madeira). No entanto,
Portugal enviava ao Brasil, expedições de Reconhecimento, que
tinham como principal objetivo buscar riquezas no território
brasileiro. Umas das riquezas encontradas no litoral, na Mata
Atlântica, foi o pau-brasil, que era utilizado principalmente para
pintar tecidos, pois dele era extraída a cor vermelha. Vejamos a
seguir, as principais características do extrativismo do
pau-brasil.
Características:
1.Estanco
(o produto era um monopólio real)
2.A
extração era feita com a mão-de-obra do índio, que recebia em
troca do seu trabalho presentes, bugigangas ( Essa troca de trabalho
por presente é chamada de escambo)
3.A
madeira era armazenada em feitorias construídas no litoral.
4.O
extrativismo do pau-brasil foi uma atividade predatória, mesmo após
o incio do cultivo da cana-de-açúcar, a exploração manteve-se até
o esgotamento total das matas compostas pela árvore.
No entanto, Portugal
se deparou com as invasões dos franceses que vinham ao Brasil roubar
o pau-brasil. Na tentativa de solucionar o problema, o governo
português enviou as expedições Guarda-Costas que tinham a função
de vigiar o literal e evitar o contrabando do pau-brasil.
Em 1530, o governo
português interessado em combater as invasões estrangeiras, e já
que o comércio com o oriente não era mais tão lucrativo, Portugal
enviou a primeira expedição de colonização, sob a chefia de
Martim Afonso de Sousa, para iniciar a colonização do Brasil.
Período
Colonial: (1530-1822)
Administração
1.Capitanias
Hereditárias
Para colonizar o
Brasil, o governo metropolitano implantou o primeiro sistema
administrativo na colônia; as Capitanias Hereditárias ou
Donatárias.
O Brasil foi
dividido em 14 capitanias, e estas foram doadas a elementos da
nobreza portuguesa. Neste sistema administrativo, o poder era
descentralizado e funcionava baseado em dois documentos: a Carta de
Doação e o Foral (documento no qual constava os direitos e deveres
dos donatários).
Somente São Vicente
e o Pernambuco prosperaram. O sucesso do Pernambuco estava
relacionado a produção e exportação do açúcar.
O fracasso da
capitanias:
- Distancia da metrópole
- Falta de recursos econômicos
- Muitos donatários não vieram tomar posse das capitanias
- ataques de índios que já habitavam as terras supostamente encontradas pelos portugueses, que se sentiam ameaçados e então procuravam sua segurança, se obrigando a atacar os colonizadores portugueses.
- Governo Geral
Com o fracasso das
Capitanias hereditárias, o governo português resolveu implantar na
colônia o Governo Geral, que tinha como objetivo fazer a
centralização e continuar a colonização.
1º. Tomé de Sousa.
Primeiro governador geral do Brasil. Para promover a centralização
construiu a primeira capital do Brasil; a cidade de Salvador. Além
disso, o seu governo foi marcado pela instalação do primeiro
Bispado na Colônia. Dessa maneira, nascia uma aliança entre a
Igreja e o Estado no processo da colonização do Brasil.
2º. Duarte da
Costa. Foi no seu governo, que os franceses instalaram no Rio de
Janeiro a sua colônia, França Antártica. Os franceses invadiram o
Brasil, pois fugiam das guerras religiosas (católicos contra
protestantes) ocorridas em seu país.
3º. Mem de Sá. No
seu governo ocorreu a Confederação dos Tamoios, guerra ocorrida
entre os índios e português. Os índios contaram com o apoio dos
franceses. Após combater os índios, os portugueses expulsaram os
franceses do Brasil.
Para administrar as
vilas, foram criadas as Câmaras Municipais, formada pelos
homens-bons, que eram os membros da aristocracia brasileira, isto é,
proprietários de terras e escravos.
Economia
colonial
A cana-de-açúcar
foi a atividade econômica que promoveu a colonização do Brasil. O
principal centro de produção de açúcar foi a Capitania do
Pernambuco. Dentre os motivos que explicam o seu sucesso podemos
mencionar a riqueza do solo (massapé), o clima, a proximidade da
Europa e a presença do capital holandês. Os holandeses financiaram
a produção do açúcar e em troca receberam o monopólio do refino
e da distribuição do açúcar na Europa. O açúcar foi a principal
atividade econômica do Brasil, nos século XVI e XVII.
Características
a economia açucareira:
Como colônia de
exploração, a economia brasileira apresentava as seguintes
características: latifúndio, monocultura, mercado externo e
escravidão ( predomínio da escravidão negra). Essas
características eram típicas das colônias de exploração e é
denominada de plantation.
O açúcar era
produzido nos engenhos. O engenho era composto pela Casa-Grande,
senzala, capela e Casa de Fabricar o açúcar.
No século XVII, com
a expulsão dos holandeses do nordeste e a produção do açúcar nas
Antilhas, a produção do açúcar no Brasil, entrou em decadência.
Sociedade
Colonial (Século XVI, XVII)
A sociedade do
açúcar era formada por grupos sociais básicos; os senhores de
engenhos e os escravos. Era uma sociedade patriarcal (valorização
do homem, marginalização da mulher), rural, estamental (rígida,
sem mobilidade social, marcada pelo nascimento) e escravista. A base
do trabalho era o negro na escravidão.
Os negros eram
vistos como mercadorias, e representavam uma fonte de acumulação de
capital. Contudo, os negros não foram passivos á escravidão, pelo
contrário, desenvolveram estratégias de resistência a escravidão.
Por exemplo, fugiam, cometiam suicídio, assassinavam os senhores,
mais com certeza, a maior expressão de sua resistência foi a
formação dos quilombos.
Os quilombos eram
comunidades formadas por negros que fugiram dos seus proprietários,
e para os negros eram sinônimos de liberdade. O maior quilombo do
período colonial foi Palmares, localizado no atual Estado de
Alagoas. Esse quilombo era chefiado por Zumbi e foi destruído no
século XVII, pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
Fonte:http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CDIQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.educacional.com.br%2Fupload%2FblogSite%2F3814%2F3814159%2F2562%2FResumo%2520periodo%2520colonial.doc&ei=H_10VK_5D8apNvnhgPAJ&usg=AFQjCNEqJX3t5P8F0-bShgIruttJpZsZxA&sig2=ge2EsZmsuwdccMLZO2VDRg&bvm=bv.80185997,d.eXY
Aluna: Nathalia Ramos 2°B
Fonte:http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CDIQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.educacional.com.br%2Fupload%2FblogSite%2F3814%2F3814159%2F2562%2FResumo%2520periodo%2520colonial.doc&ei=H_10VK_5D8apNvnhgPAJ&usg=AFQjCNEqJX3t5P8F0-bShgIruttJpZsZxA&sig2=ge2EsZmsuwdccMLZO2VDRg&bvm=bv.80185997,d.eXY
Aluna: Nathalia Ramos 2°B
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