quinta-feira, 20 de novembro de 2014

LEI Nº 10.639 E A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES


Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, tanto as escolas públicas, quanto as particulares da educação básica tem a obrigatoriedade de ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras. Segundo estatísticas do IBGE, cerca de 49% da população brasileira é afrodescendentes e apenas 5% das matrículas no Ensino superior é ocupada por negros, isto justifica o fomento de políticas públicas através de programas e ações afirmativas voltadas para esse segmento da sociedade. Além disso, constata-se que 28% são obrigados a estudar  para trabalhar, isso resulta numa distorção idade série, verificadas pelo senso escolar.
O artigo proposto para leitura tem por objetivo discutir as implicações do ensino de Historia da África, nos diversos níveis educacionais, nas políticas afirmativas para afrodescendentes, na definição de identidades e na memória social, principalmente na memória da escravidão. Nesse contexto discutem-se os vários sentidos que a África pode ter principalmente para nós brasileiros, em função do papel de destaque que o negro ocupou na formação econômica e social do Brasil. Assim por este e outros motivos não mencionados aqui a história da África e seus descendentes no Brasil devem estar presente no cotidiano das salas de aulas brasileiras.

Texto: Profª Zilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário