- Independência do Brasil foi obra de uma elite
conservadora, latifundiária e tradicional, cuja riqueza era impulsionada
pelo trabalho escravo.
- O Segundo Reinado consubstanciou-se nos
interesses dessa mesma elite, que investia na oportunidade de consolidar o
poder.
- Período regencial foi marcado por grande
instabilidade – REVOLTAS.
- A elite da época via na figura do imperador
menino a possibilidade de, sem ameaçar seus interesses, restabelecer a
“ordem” social.
- Liberais e conservadores viam na coroação do
imperador a solução para a “crise de autoridade”.
- Primeiro ministério de D. Pedro II foi FORMADO
por liberais (os irmãos Andrada e Holanda Cavalcante- “Ministério dos
Irmãos”)
- Existiam mais igualdades do que diferenças
entre os liberais (luzias) e os conservadores (saquaremas). FARINHA DO
MESMO SACO.
- Os liberais defendiam o federalismo e a
autonomia das províncias.
- Os conservadores defendiam o fortalecimento do
poder Executivo e do poder central.
- Em Pernambuco que a Rebelião Praieira se
Radicalizou. Os liberais locais (praieiros), motivados pela crise do
açúcar, pelo descaso com a região, centralismo do poder e monopólio do
comércio local, pelos portugueses, se revoltaram.
- Tomaram o poder em 1845, mas em 1849 as forças
do governo esfacelaram o movimento.
- A Revolta Praieira foi a ultima do Segundo
Império.
- Com a estabilidade, o sistema político foi
aperfeiçoado, implantou-se o parlamentarismo.
- Ao contrário da Inglaterra, onde o rei
reinava, mas não governava, no Brasil, graças ao poder moderador, o
imperador reinava e governava. No sistema inglês o primeiro ministro era
escolhido pelo partido mais votado. No Brasil era escolhido pelo
imperador. (Parlamentarismo as Avessas).
- O café começou a ser plantado em larga escala
no Rio de Janeiro, depois no Vale do Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.
- Vale do Paraíba – modelo
produtivo: LATIFUNDIO, MONOCULTURA E ESCRAVIDÃO.
- O imigrante europeu foi substituindo a mão –
de – obra dos escravos.
- Além da Europa, o café era vendido nos EUA.
- Fugindo da seca e da fome, muitos migravam
para o Sudeste ou para Amazônia, trabalhar na extração de borracha.
- A partir de 1850 a borracha ganhou importância
no mercado internacional;
- O açúcar continuou sendo exportado,
entretanto, era produzido basicamente em SP, RJ, MG.
- O tabaco, no sec. XIX passou a ser plantado no
país inteiro.
- A pecuária desenvolveu-se basicamente no RS, o
que só contribuiu para a miséria no Nordeste.
- Em 1850, a Lei Eusébio de Queiros abolia o
tráfico da África para o Brasil.
- Surgiu então o tráfico interprovincial.
- 1850 – Lei da Terra; acesso a terra mediante a
compra, não poderia ser por doação mais.
- Proprietários registrá-las em cartório.
- Pobres excluídos acesso á terra.
- Escravo caro, fazendeiros paulistas passaram a
estimular a imigração da mão de obra livre.
- Pessoas de mais de 60 países (Europa)
- Desentendimentos, Brasil, Argentina e Uruguai,
se uniram para invadir o Paraguai (1865).
- Nesse conflito quase 50% da população
paraguaia foi dizimada e o país destruído
- A abolição foi lenta e gradativa:
- Lei Eusébio de Queirós (proibia o tráfico
– 1850)
- Lei do Vento Livre (O escravo ficaria com
seu dono até 8 anos e seria liberto mediante uma indenização, ou
trabalharia até 21 anos quando seria liberto – 1871).
- Lei dos Sexagenários (o escravo ao
atingir 60 anos trabalharia mais 3 anos para indenizar seu dono e seria
liberto – 1885)
- Lei Áurea (abolia definitivamente a
escravidão – 1888) *Não previu nenhuma proteção social ao escravo, pelo
contrário, eles foram marginalizados e muitos continuaram escravos ou
viraram mendigos.
- A abolição da escravidão selava o fim do
império. Seus destinos estavam entrelaçados.
- Em 15/11/1889 Mal. Deodoro da Fonseca,
representando o interesse dos grupos republicanos deu um golpe e exigiu a
renuncia de D. Pedro II, que foi para a Europa.
- E mais uma vez “o povo assistiu bestializado”.
O Projeto Contraturno elaborado e orientado pela Prof.ª Zilda Aparecida de Oliveira Lima, oportuniza aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Emílio de Menezes aprimorarem seus conhecimentos na área de História, atualidades e demais assuntos de estudo. Nestas aulas em contraturno (noite) os alunos preparam matérias referentes à atualidade, notícias e conteúdos que serão disponibilizados a toda comunidade, principalmente Emiliana.
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segunda-feira, 6 de agosto de 2012
SEGUNDO REINADO (Texto dos Slides)
SEGUNDO REINADO (1840-1889)
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