segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os castelos medievais


  • Construídos geralmente em elevações e de difícil acesso, os castelos eram fortalezas que protegiam dos ataques inimigos os senhores feudais, suas famílias e dependentes. Cercados por altas muralhas, eles geralmente tinham ao seu redor um fosso com (ou sem) água, destinado a impedir invasões. Na parte interna, havia uma torre elevada, onde ficavam as dependências dos moradores, além de um poço para coleta de água, forno, armazém, curral, estrebaria e, ás vezes, mais de uma capela.
  • Do castelo, o senhor feudal exercia seus domínios ocupado por vassalos, e os servos lhe prestavam serviços e obrigações. Quanto maior o castelo, maior era o privilégio e o poder feudal.
  • Geralmente, as esposas dos senhores do castelo que se encarregavam dos suprimentos de alimentos e roupas e de administrar os trabalhos dos empregados domésticos. Nos momentos em que os senhores precisavam se afastar de suas terras, tanto fosse a uma viajem quanto a uma guerra, e isso poderia durar muito tempo, cabia a ela a responsabilidade pela administração do castelo.
  • No interior dos castelos medievais era frio e rústico, ao contrário do luxo mostrado em muitos filmes sobre a Idade Média. Os cômodos eram enormes e em grande quantidade. O esgoto produzido no castelo era, geralmente, jogado no fosso. Os castelos não ofereciam conforto a seus moradores. Eram frios e mal-iluminados, com piso de terra, coberto de junco ou palha para diminuir a umidade. 
     Texto: Lívia Barbosa

     












Nenhum comentário:

Postar um comentário