quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As janelas do imaginário


O palácio do catete define bem o papel
entre homens e mulheres no império

O prédio foi construído em 1867, mas o barão já havia se mudado para lá no ano anterior, enquanto ainda eram feitas obras de acabamento.
Foi inaugurado em 15 de novembro de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, após a inauguração de Brasília. Fundado em 1983, o Centro de Referência da República é uma biblioteca com cerca de 10 000 obras e publicações sobre Ciências Sociais e História do Brasil, incluindo obras raras; centenas de títulos de vídeos; títulos de CD-ROMs sobre arte, história, museus e variedades e seiscentos títulos de periódicos.
O edifício é um dos exemplos da arquitetura neoclássica no país. O edifício se situa em frente a um jardim com lago, gruta e coreto. O terreno do palácio e do jardim é limitado pelas ruas do Catete, Silveira Martins e Praia do Flamengo.
Em homenagem a antiga sede do governo de Getulio Vargas, foi dado o nome dele, a sua rua. Rua do Catete, Rio de Janeiro, Brasil.
Em seu acervo, estão obras de pintores importantes para a história do Brasil, como João Batista Castagneto (1862-1900) e Armando Viana (1897–1991).
O Centro de Referência ainda abriga o acervo original da época em que o Palácio do Catete era sede da Presidência da República, o que inclui doações pessoais, como a Coleção Pereira Passos, a Coleção Igreja Positivista do Brasil, a Coleção Getúlio Vargas e a coleção Memória da Constituinte.

Autor: Natan B. 2ºC 
Fonte: Revista de História. Ano 6 - Nº 70 
Imagens: Wikipédia, A Enciclopédia Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário