segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O florescimento do comércio




O fator que estimulou a circulação de mercadorias foi as cruzadas. Na Europa vários cruzados de origem nobre traziam consigo produtos do oriente de grande aceitação no mercado europeu, principalmente especiarias- como cravo, canela, pimenta e noz-moscada – e seda da china.
As ofertas desses produtos aguçava o desejo dos europeus ricos de exibi- los como poder de riquezas. Com esses novos hábitos de consumo, os mercadores de cidades da península Itálica, como Gênova e Veneza, mais tarde outras religiões do continente intensificaram o comercio do oriente para trazer esses artigos até a Europa. Sobre essas atividades, veja o boxe Os mercadores reativam a economia, a seguir.

FEIRAS E CIDADES
O aumento do comércio provocou o aparecimento de feiras regulares nos crescimentos das rotas comerciais percorridas pelos mercadores, como as de Champagne (na atual França), Bruges (Bélgica atual) Servilha  (Península Ibérica) e pisa (Península Itálica) entre outras. O aumento de pessoas nesse local onde realizavam algumas feiras acabaram virando cidades.
Fonte: Livro Didático de Historia
Aluna: Juliana Niero Cordeiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário