quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Grande Império Americano


    - Rumo oeste
  • Após a independência os Estados Unidos da América, era um país pequeno que se estendia verticalmente entre o Maine e a Flórida e horizontalmente entre o Atlântico e o Mississípi. Mas isso iria mudar, os americanos achavam que eram destinados por Deus a missão de ocupar terras entre os oceanos Atlântico e Pacífico, começou então a expansão que se estenderia por mais de um século .
Os “expulsos” de suas terras foram os índios, quem não fugiu, morreu pela guerra e, sobretudo, pelas doenças que os brancos espalhavam muitas vezes de propósito. Em 1673, o general inglês Jeffrey Amherst mandou muitos cobertores e lençóis, nada de bondade, pois estavam contaminados com sarampo.
Havia uma desculpa para justificar a tomada das terras dos índios, declararam “vácuo legal”, apenas “direito natural”, mas não direito civil, o que não valeria nada juridicamente.
No fim do século XIX , o país já possuía a maior economia do planeta e uma força naval só comparada a inglesa e prussiana. O avanço das fronteiras estava esgotado e todos os territórios ocupados .
Curiosidades:
  • Navios na Selva:
Quando em 1903, os EUA, retomaram as obras deixadas pelos franceses, parecia impossível, dividir o continente em dois e abrir uma rota entre o Atlântico e o Pacífico. O sonho- o canal do Panamá- se tornou real em 1914 e encurtou em 14500 quilômetros a viagem marítima entre as duas costas americanas.


  • Certidão de nascimento:
Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre estes a vida, a liberdade e a procura da felicidade.” A Declaração da Independência dos americanos sintetizou, 13 anos antes da Revolução Francesa, a mentalidade democrática e liberal do Iluminismo.
Autora: Isabella Costa 2º F.D
Fonte: Aventuras da História para viajar no tempo – Ed.35
Texto: Os donos do mundo, Igor Fuser.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário