quinta-feira, 2 de julho de 2015

Para os 3°F e G do noturno

Página 120
1- Com relação à evolução tecno industrial, compare:
a) a produção artesanal com a manufatureira;
b) a produção manufatureira com a mecanizada (industrial);
2- Sintetize as razões do pioneirismo inglês na Revolução Industrial.
3- Caracterize a primeira e a segunda etapas da Revolução Industrial, mencionando o período e os países em que cada uma ocorreu.
4- Explique por que alguns historiadores falam da existência de uma "Terceira Revolução Industrial".
Página 123
1- Comente as consequências sociais da Revolução Industrial com relação:
a) à urbanização;
b) à divisão do trabalho;
c) à produção em série;
d) aos transportes e à comunicação.
Página 126
1- Explique por que, para Matheus, a miséria dos trabalhadores era uma "lei da natureza".
2- Por que, para Ricardo, os baixos salários pagos pelos capitalistas ingleses eram o resultado natural de uma " lei do mercado"? Que "lei" é essa?
3- Explique as alternativas propostas por alguns dos primeiros teóricos do socialismo para superar as injustiças da sociedade industrial.
4- Na interpretação do socialismo marxista:
a) O que é a luta de classes?
b) Como é entendida a sociedade que se formou com a Revolução Industrial?
c) O que devem fazer os trabalhadores para mudar a sociedade?
5- Caracterize o socialismo cristão do século XIX?
6- Com seus colegas, compare as idéias do socialismo cristão às idéias anarquistas. Quais são as semelhanças e as diferenças entre elas?


DE OLHO NA UNIVERSIDADE
1- ( ENEM - 1999) A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Podem se afirmar que as conquistas no início desse século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com:
a) à expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
b) à expressiva diminuição da oferta de mão de obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
c) à capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
d) o crescimento do Estado ao mesmo tempo em que diminuía a representação operária nos parlamentos.
e) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.
2- (Unicamp)
" Na Europa, até o século XVIII, o passado era o modelo para o presente e para o futuro. O velho representava a sabedoria, não apenas em termos de uma longa experiência, mas também na memória de como eram as coisas, como eram feitas e, portanto, de como deveriam ser feitas. Atualmente, a experiência acumulada não é mais considerada tão relevante. Desde o início da Revolução Industrial, a novidade trazida por cada geração é muito mais marcante do que sua semelhança com o que havia antes."
a) Segundo o texto, como a Revolução Industrial transformou nossa atitude en relação ao passado?

b) De que maneiras a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX alterou o sistema de produção?

Aluna: Nathália Ramos 3ºG Noturno  

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