quinta-feira, 25 de junho de 2015

Guerra de Secessão: da divisão social à divisão geográfica. Parte 1

Antes da Guerra.


Os Estados Unidos, antes de serem o país desenvolvido que é hoje, foi uma colônia inglesa. Os britânicos, quando chegaram ao Mundo Novo, fundaram treze colônias na costa leste das novas terras. Antes mesmo de perceberem o que estavam fazendo, os ingleses já dividiram as terras. O norte foi desenvolvido como colonia de povoamento, onde foram criadas indústrias e novas formas tecnológicas, já o sul, como colonia de exploração, onde ficava o plantio da colonia.
Depois de muito tempo que as colonias foram fundadas e da Independência da Inglaterra, as diferenças entre o sul e o norte se acentuaram e começaram a ficar tensas. Havia rumores da libertação dos escravos. Para o Sul, isso seria uma tragédia, já que a praticamente toda a mão de obra que usavam no campo vinham de escravos. Para o Norte a liberdade dos escravos seria proveitoso, já que teriam mais mão de obra para as indústrias. As discussões acentuaram-se, resultando em algo inimaginável e considerado ilegal: a divisão e separação dos Estados. Sete Estados Sulista escravistas separam-se do Norte, e criaram a Confederação Dos Estados do Sul.


O Norte, não tendo escolha e para proteger-se, criou a União Dos Estados do Norte.


Entre 1861 e 1865 houve a época mais sangrenta dos Estado Unidos da América, onde mais de 600 mil soldados morreram, isso sem contar os civis que foram massacrados.

A Invasão.


A Guerra oficialmente começou com a batalha de Fort Sumter, na qual não houve baixas. Os Confederados tomaram o forte da União. Mais Quatros Estados União passaram para A confederação. Porém a União tinha a vantagem bélica, já que tinha o poder sobre a marinha americana.


Rudi Henrrique 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário