Nesta manhã, nós alunos não só do Emílio de Menezes como de todas as escolas de Arapongas vivenciamos algo diferente e único em nossa geração.
Para quem não sabe o que está acontecendo, o núcleo regional, a APP Sindicato e os governos estadual e municipal estão em discussão sobre como repor as aulas perdidas durante o capítulo da greve dos professores. A APP propôs a implantação da sexta aula e de aulas aos sábados para recuperar o tempo perdido e fechar o ano letivo de 2015 em 2015, e não em Março de 2016, como está previsto no calendário onde o horário normal com cinco aulas, permanece.
O governo Estadual não se opôs a ideia, porém, o governo municipal deve dar o transporte público devidamente no horário novo e nos sábados. Aí é que reside nosso problema, pois a prefeitura, até a algum tempo atrás não estava disposta a ceder o transporte nos sábados, alegando não possuir verbas para a gasolina e manutenção do transporte.
Hoje, os alunos que são a favor da sexta aula, se reuniram e fizeram uma passeata que iniciou-se na Praça Mauá e seguiu até a prefeitura, onde uma comissão com os representantes dos grêmios estudantis da cidade. Até mesmo estudantes de um colégio em Aricanduva vieram para apoiar o protesto.
Alunos chegando na Prefeitura |
Foi incrível. Uma manifestação organizada totalmente por alunos, que foi grandemente elogiada pela Guarda Municipal. Não houve bagunça, e tudo seguiu pacificamente até o momento da reunião com o prefeito (vice-prefeito, pois o prefeito não pode falar conosco). Os alunos foram recebidos bem, e tudo correu normalmente. Perdemos uma aula, mas ganhamos um conhecimento privilegiado, que nunca poderia ser visto em sala: conceitos de cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário