terça-feira, 16 de junho de 2015

"Aquele que sustenta os céus" - Atlas

Atlas, também chamado de Atlante, filho dos Titãs Japeto e Climene, irmão de Prometeu. Titãs, seres divinos e monstruosos de poder destrutivo imenso e representações de forças da natureza primitivas.
Juntos, pretendiam atacar e dominar o Olimpo, centro do poder divino, pretendendo assim, alcançar o poder supremo, combatendo Zeus e seus aliados - Zeus porem triunfou sobre eles, e lhes lançou um castigo, condenando-os a eternidade presos no Tártaro.
Para Atlas, foi dado o castigo de sustentar em seus ombros, o céu. Seu nome passou a significar "portador", ou "sofredor".
Nas terras das Hespéridas, Ninfas do Poente, onde Atlas fora condenado a residir, foram plantadas as maçãs de ouro, presente de casamento oferecido pela Terra, nas Bodas de Zeus e Hera. A Deusa as plantara nos jardins, e deixou para protege-la um dragão de cem cabeças e as três ninfas.
Hércules em seus 12 trabalhos foi incumbido, de colher essas maçãs. Mas descobriu que apenas Atlas teria a capacidade de pegá-las. Hércules prometeu sustentar os céus no lugar de Atlas, que assim cumpriu a tarefa. Porem Hércules o enganou, prometendo voltar para sustentar os céus após entregar as maçãs, e fugiu. Por isso foram criados os pilares de Hércules e Atlas foi libertado de seu fardo.    




                                                                                        Gabriel Trindade - 2°A
                                                                                        Gabriela Almeida - 2°B

Nenhum comentário:

Postar um comentário