quinta-feira, 11 de junho de 2015

Claude Lévi-Strauss: O Estruturalismo


Os alunos dos 3° ano, usaram a aula de hoje para concluir  o trabalho de filosofia, se interagiram com outros estudantes para buscar o conhecimento deste grande fundador da Antropologia.
E o filosofo é Claude Lévi-Strauss, que foi um antropólogo, professor e filósofo francês. É considerado fundador da antropologia estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX.
O antropólogo passou mais da metade de sua vida estudando o comportamento dos índios americanos. O método usado por ele para estudar a organização social dessas tribos chama-se estruturalismo. "Estruturalismo", diz Lévi-Strauss, "é a procura por harmonias inovadoras".
Suas pesquisas, iniciadas a partir de premissas linguísticas, deram à ciência contemporânea a teoria de como a mente humana trabalha. O indivíduo passa do estado natural ao cultural enquanto usa a linguagem, aprende a cozinhar, produz objetos etc. Nessa passagem, o homem obedece a leis que ele não criou: elas pertencem a um mecanismo do cérebro. Escreveu, em "O Pensamento Selvagem", que a língua é uma razão que tem suas razões - e estas são desconhecidas pelo ser humano.

Aluna: Thais do Prado Hashimoto 3°B
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/claude-levi-strauss.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário