quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mitologia Grega


Na Grécia Antiga, o povo não tinha a ciência para poder explicar a natureza, os acontecimentos. Assim surge a necessidade de criar uma forma de explicar o ''porque'' de um acontecimento.
Cria-se então a Mitologia Grega, a crença dos gregos para explicar o mundo, e a natureza.
A mitologia é um conjunto de relatos fantásticos envolvendo o relacionamento entre os deuses e os humanos.
Os gregos eram politeístas ou seja, adoravam a vários deuses, imaginavam seus deuses semelhantes aos humanos, cheios de defeitos e qualidades,se envolviam com os mortais,mantinham romances com os humanos,e em alguns surgiam os semi-deuses( filho de um deus com um ser humano).

Deuses
O que ele representava
Curiosidade
Zeus
Rei do Olímpo(Deus dos Céus)
A tempestade significava a raiva de Zeus.
Ares
Deus da Guerra
Representado como um homem forte e de caráter violento, ele tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha, pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra.
Hades
Deus do Submundo
Não tinha assento no Olimpo porque preferia passar a maior parte do seu tempo no reino subterrâneo, o mundo dos mortos, chamado também de Hades, onde vivia com sua esposa que ele mesmo raptou, a rainha Perséfone.
Poseidon
Deus dos mares
Com um movimento de seu tridente, causa terremotos e tsunamis - por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que lhes protegessem dos "monstros marinhos"
Afrodite
Deusa do amor
Sua presença causou tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá-la, inclusive Zeus
Hera
Rainha do Olímpo(Deusa do casamento)
Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram
Efésto
Deus Ferreiro
Hefesto era o arquiteto, o forjador, construtor de todas as obras do Olimpo. Foi ele que, com a ajuda dos Ciclopes, forjou o raio de seu pai Zeus e os gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por este deus, que forjava no interior das montanhas
Apolo
Deus do Sol e das artes
os gregos acreditavam que ele era o próprio sol, conduzindo a sua carruagem dourada e resplandecente no céu, para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham, enquanto a noite prevalece.
Ártemis
Deusa da caça
Como era uma caçadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem.
Atenas
Deusa da Sabedoria
imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica
Hermes
Deus mensageiro
Hermes era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades
Deméter
Deus da Agricultura
era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1yB3rDwHY_uRx2velL2Tid2iZhzYtbRAtYkN9sB74xvKkisIduRCHR3RV5sEcHUlbB7lV5Oj_pkteVEQg3GYFmdArBbA2oo8K-bNeHKKaBB15MhH7x2loqF3Navndnb4CJXAEssBttnM/s400/Olimpo+1.jpg

Texto escrito por: Patrick Rogel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário