- Civilização em que a marinha tornam-se a maior da época e seus mercadores chegaram a dominar o comércio do Mediterrâneo, e ao ser dominado, aqueus assumiram estas rotas, possibilitando grandes avanços econômicos.
- A Pólis, ou cidade-Estado, era a unidade política básica da Grécia antiga. Em algumas pólis, o poder político era exercido diretamente pelos cidadãos por meio de assembleias realizadas na ágora, a praça central da cidade.
- No final do século VI a.C., depois de expandir-se para o Leste, em direção à Índia, o imperador persa Dário decidiu invadir o território grego. Começavam, assim, as chamadas Guerras Médicas ou Greco-Pérsias.
- A expansão ateniense entrou em choque com os interesses de Esparta e contribuiu para acirrar ainda mais a rivalidade política e econômica entre as duas cidades-Estado. A Guerra do Peloponeso, como ficou conhecido, arrastou-se por 27 anos.
- De origem desconhecida, os macedônios viviam em uma região ao norte da Grécia. Seus governantes integravam uma monarquia hereditária que se dizia descendente de Héracles. Em 359 a.C., assumiu o trono o rei Filipe II, que organizou um poderoso exército com o qual inicou a expansão territorial da Macedônia
- Conflito entre gregos e troianos, motivado pelo fato do filho do rei de Troia, ter seduzido Helena, mulher do rei de Esparta, e fugido com ela para sua terra. (Guerra de Troia)
- O professor do museu de Alexandria, Aristarco de Samos, foi uns dos primeiros astrônomos a sugerir que a Terra gira ao redor do Sol; e um dos criadores da Geometria.
- Grupo que possui as melhores terras e deviam dedicar todo a seu tempo à politica e ao exercito, além de serem descendentes dos conquistadores dórios, eram os únicos a ter direito a cidadania.
- No delta do rio Nilo, o jovem rei (Hércules ou Héracles) fundou, em 332 a.C., a cidade de __________________, que viria a ser a mais importante de todo o Mediterrâneo antes da ascensão de Roma.
- Após a morte de Alexandre, sem deixar herdeiros, sua morte desestabilizou o império, levando seus generais a uma sangrenta disputa pelo poder. O Egito, passou para as mãos do general Ptolomeu; o reino da Macedônia e da Grécia ficou sob o domínio do general __________________; e a Síria, ficou com o general Seleuco.
Autoras: Daniela
Borges e Isabela Zanon
Nenhum comentário:
Postar um comentário