segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Peste Negra


A peste negra (peste bubônica, leptospirose), chegou à Europa em 1347 por um navio genovês vindo do oriente e espalhou-se rapidamente pelo continente.
Ela era transmitida pelas pulgas dos ratos contaminados e pelo contato com pessoas infectadas.  As péssimas condições de vida e de higiene de boa parte da população facilitaram a proliferação da doença.
Calcula-se que entre a década de 1340 e 1350, a peste negra tenha matado cerca de 25 milhões de pessoas, praticamente 1/3 da população européia.

A propagação da Peste Negra
A propagação na maioria das vezes era causada dentro de casa pelos próprios familiares ao tossir ou pelas pulgas.

Guerra dos Cem Anos
O motivo:
Foi provocada pela disputa entre a Inglaterra e a França (vencedora Inglaterra) sobre a região de Flandres, importante produtora de tecidos e centro comercial, ligada por laços de vassalagem à França, mas economicamente à Inglaterra, de quem obtinha a lã.
Outro motivo para a Guerra foi à disputa em relação ao trono Francês, reivindicado por Henrique III, da Inglaterra, que, no entanto era neto de Felipe IV (morto em 1328).
Porque ela aconteceu?
Ouve crise de retração, caracterizada por sua vez pelas Revoltas camponesas, pela Peste Negra e pela GUERRA DOS CEM ANOS.
Resumo da guerra:
A guerra dos Cem anos foi um conflito entre França e Inglaterra, que na verdade durou 114 anos. Porém, não foram 114 anos ininterruptos de guerra, isto é importante saber. Ao final do conflito, a Inglaterra é a grande "vencedora". Mas, mesmo vitoriosa ela contrai enormes dívidas, que posteriormente tenta impor às treze colônias (hoje, EUA), o pagamento dessas dívidas. Fator que contribuirá para a independência dos EUA.

                                                                                              Aluno: Paulo Henrique P. Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário