quinta-feira, 14 de abril de 2016

Relações de trabalho: Modo de produção comunal aos dias de hoje

O trabalho é uma forma de sobrevivência, e existem vários tipos de relações do mesmo, que mudaram ao longo da história, desde o começo da humanidade até os dias de hoje. O trabalho é o que move a sociedade, é aonde a maior parte da sociedade se baseia, no trabalho.
O modo de produção comunal é considerado o primeiro modo de produção do homem. Aconteceu no momento que o homem deixou de coletar frutas, e ser nômade, para plantar e caçar. Se baseia no uso coletivo dos meios de produção, em relações cooperativas e familiares, como por exemplo, como ocorre na maioria das aldeias indígenas.
Sendo assim, no modo de produção comunal não haviam propriedades privadas, uma vez que os modos de produção eram de todos, eram coletivos.
Hoje em dia, o trabalho, é algo que pensamos desde quando entramos na escola, sempre temos aquele tio da família que todo almoço de família, pergunta:"O que você quer ser quando você crescer?", e muitas vezes ironicamente você responde:"Grande, tio!".
A ideia de trabalho é algo que nos preparamos quando estamos na escola, com os trabalhinhos do prézinho, para descobrirmos onde temos talento. No fundamental nós o desenvolvemos, nos ensino médio, nós os aprofundamos, e no ensino superior, nós nos especializamos.
De qualquer forma que seja, todos os modos de produção, que não inflijam as regras da sociedade, são trabalhos dignos e de respeito. Seja como for, o trabalho influência na vida das pessoas e na sociedade, por isso o trabalho é uma das coisas mais importantes de hoje em dia.

Frederico T. Ponci Pereira - 2° A

Nenhum comentário:

Postar um comentário