terça-feira, 19 de abril de 2016

Relações de poder


A nossa atual constituição foi elaborada e promulgada no ano de 1988.
Hoje as relações de poder são diferente da época do absolutismo monárquico, por exemplo em que todos os poderes estavam concentrados nas mãos do rei que caiu depois da ocorrência do Iluminismo que tinha como objetivo derrubar o antigo regime.
Agora na nossa sociedade atual temos 3 poderes e também 3 instâncias de poder:
LEGISLATIVO: ele ordena e cria as leis, além dessa função, compete também ao poder legislativo fiscalizar o poder executivo e julgá-lo se necessário, além de julgar também os seus próprios membros. O Poder Legislativo deve ser composto pelos legisladores, ou seja, os homens que elaboram as leis que regulam o Estado e que devem ser obedecidas pelos cidadãos e pelas organizações públicas ou empresas, sua instância é a câmara dos deputados e senado onde trabalham os vereadores,senadores e deputados.
 EXECUTIVO: O executivo tem várias formas, dependendo do sistema em que ele está inserido. No presidencialismo, o líder do poder executivo é o Presidente, escolhido pelo povo, para mandatos regulares e também tem a função de chefe de estado e chefe de governo a nível estadual temos o governador e a nível municipal temos o prefeito.
No sistema parlamentarista, o executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar, e este apoio é expresso por meio de um voto de confiança, é um poder independente e harmonico.
JUDICIÁRIO: É constituído por ministros, desembargadores, promotores de justiça e juízes, que têm a obrigação de julgar ações ou situações que não se enquadram com as leis criadas pelo Poder Legislativo e aprovadas pelo Poder Executivo, ou com as regras da Constituição do país, sua instância são as de juízes e comarcas e supremo tribunal.
aluno:Matheus 3ºA 

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário