terça-feira, 26 de abril de 2016

As Formas de Governo

Na aula de hoje nós assistimos um vídeo sobre as 5 formas de governo, os quais são:

Monarquia: É o governo onde há apenas um líder, um representante político que dita as regras e as leis do estado. Muitas vezes ele pertence à um grupo político, que o elege como líder.  


Oligarquia: É a forma de governo onde não é mais apenas um único líder, mas sim um grupo que governa. Geralmente esse grupo que governa é o grupo dominante nas sociedade.


Democracia: "Demo" vem do grego povo, e "cracia" poder, que traduzido ao pé da letra significa poder do povo. Na democracia prevalece a vontade da maioria, a ideia predominante da maioria, do povo.

República: A palavra "república" vem do latim "res" que significa coisa, e "publica" que significa povo, que significa coisa do povo, que subentede-se como a lei.
O governo é limitado por lei, deixando o povo livre. É o governo das leis, que vai contra a vontade do povo, da democracia, pois está acima disso, esta é a lei.


Anarquia: É quando não há um governante, não há alguém que lidere um povo, e o povo é considerado livre.
Não é uma forma de organização governamental viável, pois já diziam os filósofos na Grécia antiga: "liberdade não pode existir sem leis". Os fundadores da república dos Estados Unidos eram unanimes em acordar que algum grau de governo é uma força necessária em qualquer sociedade civilizada. 
Não podemos considerar uma forma de governo, mas uma transição de uma forma de governo, uma nova oligarquia criada pelos anarquistas.


                                                                                                                 Frederico T. Ponci Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário