terça-feira, 19 de abril de 2016

Relações de Poder, os Três Poderes

Nos dias de hoje, vivemos em uma relação diferente do absolutismo monarquico onde o rei concentrava todo o poder em suas mãos, agora temos a nossa atual Constituição que foi elaborada e promulgada no ano de 1988, um sistema de poder onde temos os governantes e os governados, que somos nós sociedade como um todo. Se divide em três Poderes da União, que são: o poder Legislativo, Executivo e Judiciário, que são independentes, mas devem trabalhar em harmonia. Existem três instâncias de poder, sendo municipal, federal, estadual.
O Legislativo, é composto por pessoas que elaboram leis que regulam o estado, que devem ser obedecidos pelos cidadãos e empresas. Esse poder é formado a nível federal, pelo Congresso Nacional (Deputados Federais e Senadores), a nível estadual- Assembléia Legislativa (Deputados Estaduais) e a nível municipal- Camara de Vereadores (Vereadores).
No Executivo, devem ser executadas as leis já existentes e propor a elaboração de novas leis conforme a necessidade do povo, é representado em nível nacional pelo Presidente do país, em nível estadual (Governador) e municipal (Prefeito).
No Judiciário, tem a obrigação de julgar quaisquer conflitos que possam surgir no país, se baseando nas leis que encontram a seu vigor. Cabendo a função de aplicar as leis, julgando de maneira imparcial e isenta, determinada situação e as pessoas nela envolvidas, determinando quem tem razão e se alguém deve ou não ser punido por infração à Lei. O poder é formado a nível federal (Supremo Tribunal), estadual (Juizes e Comarcas) e nível municipal (Secretários Municipais).
Nos dias de hoje, verificamos a existencia de conflitos entre os Três Poderes, mesmo um precisando do outro, não conseguem se manter em um estado harmônico, com todas as crises que vem acontecendo nesses dias, os poderes não estão se mantendo unidos.
 
http://www.infoescola.com/direito/poder-legislativo/
http://www.infoescola.com/direito/poder-executivo/
http://www.infoescola.com/direito/poder-judiciario/

Maria Isabela M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário