terça-feira, 26 de abril de 2016

CONCEITOS POLÍTICOS


Conceitos políticos
Na aula de hoje assistimos um video sobre as cinco formas de governo:
*Ditadura
*Anarquismo
*Oligarquia
*Democracia
*Republica
REPÚBLICA.

Esta palavra deriva do latim res publica, expressão que pode ser traduzida como "assunto público".
Em uma República, o poder tem origem em um grupo de cidadãos, que delega esse poder a um elemento designado Chefe de Estado ou Presidente da República. A eleição de um Presidente da República é feita através do voto direto dos cidadãos.
Um dos primeiros a falar sobre a Republica foi Platão, cujo o mesmo fez um livro, o mesmo tem 10 volumes que fala sobre, ''que Sócrates dialoga com vários elementos, debatendo o tema da justiça''. São abordadas temáticas sociais, filosóficas e políticas, com o objetivo de resolver problemas da sociedade.
A República Romana teve início em 509 a.C. a partir de uma revolta dos patrícios que tirou do poder a monarquia etrusca. Esta fase da história romana vai até o estabelecimento do Império Romano em 27 a.C.
Assim como um monarquia pode ser uma democracia, uma república também pode ser uma ditadura. No Brasil, por exemplo, a República da Espada foi o nome dado à ditadura militar instituída entre 1889 e 1894. A República da Espada consiste na primeira fase da República Velha, um período que aconteceu entre 1889 e 1930.
Hoje no Brasil somos uma republica.


Igor nunes Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário