quinta-feira, 7 de abril de 2016

Mesopotâmia

A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa "entre rios". Localiza-se entre os rios Eufrates e Tigre no Oriente Médio.
Eram povos politeístas pois acreditavam em vários Deuses ligados a natureza,na politica uma só pessoa comandava tudo(imperador ou rei)
Os povos buscavam morar em regiões férteis próximas a rios para se desenvolverem. Assim tinham água para o consumo rio para pescar e solo fértil

Sumérios : Destacaram-se com a construção de sistema de controle da água dos rios.O armazenamento era de muita importância para a sobrevivência das comunidades
Os sumérios excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates . Estas construções eram em formato de pirâmides e serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas e também como templos religiosos 

Babilônios : Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento.O imperador Hamurabi tinha um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade . De acordo com o Código de Hamurabi, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido. Os babilônios também desenvolveram um calendário que o objetivo era conhecer mais sobre o rio Eufrates.Além de Hamurabi, outro imperador que se tornou conhecido por sua administração foi Nabucodonosor II, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia (que fez para satisfazer sua esposa) e a Torre de Babel (zigurate vertical de 90 metros de altura).

Assirios : Destacaram-se pela organização e desenvolvimento da cultura militar.Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade.Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.

Caldeus : De origem Semita habitaram a região conhecida como baixa mesopotâmia no primeiro milênio antes de cristo . Entre 612 a.C. e 539 a.C., formaram um império na Mesopotâmia (Segundo Império Babilônico). O auge o império caldeu ocorreu em 587 a.C., quando Nabucodonosor conquistou os judeus de Jerusalém e ampliou o território do império. Portanto, Nabucodonosor II foi o mais importante imperador caldeu. Após a morte deste imperador, o império babilônico foi conquistado pelos persas, em 539 a.C., sob o comando do rei Ciro.

Os Jardins Suspensos foram construídos na Babilônia a mando do rei Nabucodonosor, no século VI a.C., tornando-se uma das principais obras arquitetônicas empreendidas pelo monarca durante seu reinado pela Mesopotâmia. A obra é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo antigo, apesar de não se ter registros de sua existência em pesquisas arqueológicas.

Ana Luisa Rosa Junqueira 2° B
Frederico T.  Ponci Pereira 2° A

Nenhum comentário:

Postar um comentário