terça-feira, 21 de julho de 2015

Testes vocacionais - O que são, e onde podemos encontrá-los

Na aula passada fiz um trabalho sobre as diferenças entre Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. O trabalho ficou tão interessante, que decidimos (eu e a Profª Zilda) fazer uma pesquisa para definir melhor o perfil de cada aluno aqui no Contraturno. Mas como definir o perfil deles? A melhor maneira de se fazer isso seria com testes vocacionais.

Um teste vocacional é, normalmente, uma série de questões feitas a pessoa que o está fazendo, sobre sua personalidade e sobre que decisões tomaria em determinada situação. As respostas dada pelo aplicante traçam o perfil dele, e cada perfil o leva para diferentes cursos. Na aula de hoje, utilizamos dois testes diferentes: O Máquina de Profissões, da revista Guia do Estudante, e o Giro de Profissões, um evento realizado por várias universidades privadas, e que possui um ótimo teste vocacional online. Os alunos fizeram, e alguns tiveram perfis parecidos em ambos os testes, alguns só tiveram tempo de fazer um dos dois, e alguns tiveram resultados um pouco diferentes. O que importa é que a aula foi um sucesso, e nas próximas aulas escreverei mais sobre os resultados que vimos e sobre o perfil de cada um por lá.

Bem, esse foi o primeiro de uma série com quatro posts sobre testes de vocação e sobre o que nossos alunos querem fazer após sair do colégio (certo, acredito que devo me colocar junto do grupo de "nossos alunos", mas vocês entenderam). Até a próxima!

Igor de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário