quinta-feira, 30 de julho de 2015

Enunciados de Questões "Compreendendo"


Capítulo 20: Período Regencial (1831-1840) 

Página 240
  • Compreendendo

  1. Com base no quadro, responda:
    a) Que grupo político representava, de modo geral, as classes médias urbanas e qual era sua principal luta?
    b) O que diferenciava os liderais moderados dos restauradores, sendo ambos grupos monarquistas?
    c) Que grupo representava os interesses escravocratas?
  1. Comente as principais disputas políticas do período regencial após a morte de D. Pedro I, em 1834.
Página 243
  • Compreendendo
  1. Caracterize a Regência Trina Provisória, mencionando as medidas por elas adotadas.
  2. Na sua opinião, qual grupo político foi mais beneficiado pelo governo da Regência Trina Permanente? Responda e, a seguir, caracterize esse período.
  3. Explique os motivos históricos que levaram à criação da Guarda Nacional.
  4. Cite as determinações do Ato Adicional de 1834 e descreva o que elas representaram.
  5. Resuma a regência de Feijó, mencionando o que representou sua renúncia.
  6. Explique os argumentos usados em favor da antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara e seu significado político.
Página 249
  • Compreendendo
  1. Escreva um breve texto comentando a relação entre fatores econômicos, sociais e políticos e a explosão das revoltas provinciais.
  2. Elabore um quadro-resumo das principais rebeliões que eclodiram durante o período regencial, mencionando:
        a) a província em que ocorreram;
        b) o período de duração;
        c)as causas das revoltas;
    d) os grupos sociais participantes;
    e) os objetivos dos revoltosos;
    f) os resultados.
Página 250
De olho na Universidade
  1. (Fatec) O período da História do Brasil entre 1831 e 1840, conhecido como período regencial e cujas datas correspondem respectivamente à abdicação e à maioridade de D. Pedro II, tem como um de seus traços marcantes:
    a) a constante luta das correntes liberais contra o sistema escravista e a monarquia.
    b) a perda da influência da economia inglesa sobre o Brasil, devido à crise da produção algodoeira no Egito e na Índia.
    c) o aumento do comércio de produtos primários de exportação, superando a crise do Primeiro Reinado.
    d) o rompimento definitivo dos laços com Portugal, em virtude da ascensão dos liberais ao poder.
    e) a instabilidade política e social, decorrente de numerosos movimentos revolucionários.


Capítulo 21: Segundo Reinado (1840-1889)
Página: 253
  1. É possível dizer dizer que havia diferenças ideológicas profundas entre o Partido Liberal e o Partido Conservador no Segundo Reinado? 
       
    Página 255
  • Compreendendo
  1. Com relação à Revolta Praieira, Identifique:
a) as causas;
b) o período e o local em que ocorreu;
o grupo político envolvido;
d) os objetivos dos revoltosos;
e) como se deu o fim da revolta; 

Página 261
  • Compreendendo
  1. Explique os fatores externos e internos que favoreceram a expansão cafeeira no Brasil no séculos XIX.
  2. Mencione as consequências do grande êxito do café para a sociedade brasileira do século XIX.
  3. Com base nos dados contidos na tabela da página 258, elabore uma análise sobre fluxo de importação de escravos desde o período regencial.
  4. Explique o que estabelecia a Lei Eusébio de Queirós e quais foram suas consequências.
  5. O que determinava a Lei de Terras e que dificuldade criou para a desconcentração da propriedade da terra em nosso país?
  6. Cite os principais fatores que contribuíram para surto industrial brasileiro no século XIX?
  7. Reflita e analise os alcances e limites das transformações econômicas ocorridas durante o Segundo Reinado para a sociedade brasileira. Escreva um texto sobre o assunto. 

    Página 263
    De olho na Universidade 
  1. (Enem-2007) Um dia, os imigrantes aglomerados na amurada da proa chegavam à fedentina quente de um porto, num silêncio de mato e de febre amarela. Santos. — É aqui! Buenos Aires é aqui! — Tinham trocado o rótulo das bagagens, desciam em fila. Faziam suas necessidades nos trens dos animais onde iam. Jogavam-nos num pavilhão comum em São Paulo. — Buenos Aires é aqui! — Amontoados com trouxas, sanfonas e baús, num carro de bois, que pretos guiavam através do mato por estradas esburacadas, chegavam uma tarde nas senzalas donde acabava de sair o braço escravo. Formavam militarmente nas madrugadas do terreiro homens e mulheres, ante feitores de espingarda ao ombro.
(Oswald de Andrade. Marco Zero II – Chão. Rio de Janeiro: Globo, 1991).
Levando-se em consideração o texto de Oswald de Andrade e a pintura de Antonio Rocco reproduzida acima, relativos à imigração européia para o Brasil, é correto afirmar que
a) a visão da imigração presente na pintura é trágica e, no texto, otimista.
b) a pintura confirma a visão do texto quanto à imigração de argentinos para o Brasil.
c) os dois autores retratam dificuldades dos imigrantes na chegada ao Brasil.
d) Antonio Rocco retrata de forma otimista a imigração, destacando o pioneirismo do imigrante.
e) Oswald de Andrade mostra que a condição de vida do imigrante era melhor que a dos ex-escravos.
 
Capítulo 22: O fim do Império
Página 271
  1. Sintetize os incidentes que originaram a Questão Christie e explique qual foi o seu desfecho.
  2. Explique que relação se pode estabelecer entre o Bill Aberdeen e a Questão Christie.
  3. Enumere as principais preocupações da diplomacia na região platina durante o Segmento Reinado.
  4. Comente os conflitos ligados à Questão Platina em que o Brasil se envolveu, contra Argentina e Uruguai.
  5. Explique como se iniciou e se desenrolou a Guerra do Paraguai.
  6. Comente as consequências dessa guerra para o Brasil e para o Paraguai.

    Página: 274
    • Compreendendo 
    1. Caracterize a dimensão e o papel das populações negras escravizadas na sociedade brasileira do século XIX e sua aceitação da condição escrava.
    2. Explique o que foi a campanha abolicionista e escreva um texto sobre o assunto.
    3. Comente as leis abolicionista, incluindo a que extinguiu a escravidão no Brasil, apontando os alcances e limites de cada uma delas.
    4. Comente o que ocorreu com a populações negras e mestiças após o fim da escravidão, em 1888.
    Página: 273
    De olho na Universidade
    (Enem-2008) O abolicionista Joaquim Nabuco fez um resumo dos fatores que levaram à abolição da escravatura com as seguintes palavras: 
     
    Cinco ações ou concursos diferentes cooperaram para o resultado final: 1.º) o espírito daqueles que criavam a opinião pela idéia, pela palavra, pelo sentimento, e que a faziam valer por meio do Parlamento, dos meetings [reuniões públicas], da imprensa, do ensino superior, do púlpito, dos tribunais; 2.º) a ação coercitiva dos que se propunham a destruir materialmente o formidável aparelho da escravidão, arrebatando os escravos ao poder dos senhores; 3.º) a ação
    complementar dos próprios proprietários, que, à medida que o movimento se precipitava, iam libertando em massa as suas ‘fábricas’; 4.º) a ação política dos estadistas, representando as concessões do governo; 5.º) a ação da família imperial.”
    Joaquim Nabuco. Minha formação. São Paulo: Martin Claret, 2005, p. 144 (com adaptações).

    • Nesse texto, Joaquim Nabuco afirma que a abolição da escravatura foi o resultado de uma luta:

    A de ideias, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que libertavam seus escravos, de estadistas e da ação da família imperial.

    b) de classes, associada a ações contra a organização escravista, que foi seguida pela ajuda de proprietários que substituíam os escravos por assalariados, o que provocou a adesão de estadistas e, posteriormente, ações republicanas.

    c) partidária, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que mudavam seu foco de investimento e da ação da família imperial.

    d) política, associada a ações contra a organização escravista, sabotada por proprietários que buscavam manter o escravismo, por estadistas e pela ação republicana contra a realeza.

    e) religiosa, associada a ações contra a organização escravista, que fora apoiada por proprietários que haviam substituído os seus escravos por imigrantes, o que resultou na adesão de estadistas republicanos na luta contra a realeza.
    Aluna: Thais Hashimoto 3°B

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