quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Mestre dos Mestres

O livro " O Mestre dos Mestres" é um livro da análise da inteligência de Cristo. Mas também aborda como o pensamento humano funciona e mostra como somos incapazes e debilitados em algumas áreas do nosso pensamento.
Um livro que me levou a conhecer não somente a intrigante inteligência de Cristo de como ele levou e leva as pessoas a pensar e a se questionar, tudo através de suas parábolas e perguntas, mas também a inteligência e as barreiras do pensamento humano, de como a nossa memória funciona e como nós não expandimos a arte de pensar.

De acordo com Augusto Cury
"As escolas são fundamentais numa sociedade, mas elas têm enfileirados os alunos durante séculos nas salas de aula acreditando que a memória tenha uma especialidade que na verdade não tem, ou seja, ser um sistema de arquivos de informações que conduz o homem a ser um retransmissor delas.
O senso comum pensa que tudo o que se armazena na memória será lembrado de maneira pura. Todavia, ao contrário do que muitos educadores e outros profissionais pensam, não existe lembranças puras das alegrias, das angústias, dos fracassos e dos sucessos que foram registadas na memória existencial. Só são recordadas de maneira mais puras as informações de uso contínuo, como endereços, números telefónicos e fórmulas matemáticas que foram registadas repetidas vezes na memória de uso contínuo...    
 Por que a memória humana não funciona como a memória dos computadores? Por que não recordamos o passado exatamente como ele foi? Aqui esconde-se um grande segredo da inteligência. Não recordamos o passado com exatidão não apenas pelas dificuldades de registo cerebral, mas também porque um dos mais importantes papéis da memória não é transformar o homem num repetidor de informações do passado, mas um engenheiro de ideias, um construtor de novos pensamentos. Este segredo da mente humana precisa ser incorporado pelas teorias educacionais."
Dica de leitura!
Aluna: Netling  3º ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário