quinta-feira, 30 de julho de 2015

Guerra do Paraguai: Um erro que custou muito. Parte 2

Segunda fase: A Revanche dos Aliados

Em 16 de julho, o Exército do Brasil chegou ao Rio Grande do Sul, pedindo a rendição de Estigarribia. Com a rendição negada, Dom Pedro II, Bartolomé Mitre e Venancio Flores se reuniram em Uruguaiana, que estava cercada. Com a presença dos comandantes dos países aliados, um imenso exército reuniu-se. Foram mais 17.346, sendo 12.393 brasileiros e tinham um poderio bélico de 54 canhões. Certo tempo depois, a rendição de Estigarribia foi concedida.
Nos meses seguintes, as tropas aliadas, com Mitre como comandante-em-chefe, libertavam os últimos redutos paraguaios em território argentino, as cidades de Corrientes e São Cosme, na confluência dos rios Rio Paraná e Paraguai, no final de 1865. No fim do ano de 1865, a ofensiva era da Tríplice Aliança. Seus exércitos já contavam mais de 50 mil homens e se preparavam para invadir o Paraguai.



Sentindo-se confiantes e com o apoio de mais de 50 mil anos, os aliados investiram contra o Paraguai pelos rios Paraguai e Paraná. Lá eles lutaram bravamente por dois anos, pois encontraram uma resistência muito forte, já que era nesses rios que os fortes mais bem armados do Paraguai estavam instalados.
A primeira posição a ser tomada foi a Fortaleza de Itapiru. Após a batalha do Passo da Pátria e a do Estero Bellaco, as forças aliadas acamparam nos pântanos de Tuiuti, em 20 de maio, onde sofreram um ataque paraguaio quatro dias depois. A primeira batalha de Tuiuti, a maior batalha campal da história da América do Sul e uma das mais importantes e sangrentas do conflito, foi vencida pelos aliados em 24 de Maio de 1866 e deixou um saldo de 10.000 mortos.



Terceira fase: O Enfraquecimento Aliado, mas não por muito tempo.

Desentendimentos entre os Aliados, fizeram com que mudanças no corpo do batalhão ocorressem. Problemas internos no Uruguai e na Argentina, fizeram com que os comandantes e suas tropas recuassem para resolver as questões de seus respectivos países, deixando o Brasil praticamente sozinho na guerra.
Epidemias assolaram os combatentes o que levou o Duque de Caxias a criar um corpo de saúde para ajudar os feridos e os assolados pela doença. Todos esses fatos levaram ao enfraquecimento da ofensiva Aliada. Essa oportunidade não fugiu das mãos de López, que aproveitou para fortificar seus territórios. Mitre retornou para a batalha, mas as defesas paraguaias já estavam erguidas.


Rudi Henrrique 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário