terça-feira, 28 de julho de 2015

Gêneros textuais



Gêneros textuais são fenômenos textuais que se encontram em constante estado de mudança, onde os mesmos se caracterizam, com maior destaque, por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais.
Já se tornaram triviais as ideias de que os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social e que contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia.
São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa. No entanto, mesmo apresentando alto poder preditivo e interpretativo das ações humanas em qualquer contexto discursivo, os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis e dinâmicos.

São eles:
Narrativo: caracteriza-se pela sucessão de fatos ligados a um determinado acontecimento, seja ele real ou fictício, o qual pressupõe-se de todos os elementos referentes à modalidade em questão, como narrador, personagens, discurso, tempo e espaço.Descritivo: pauta-se pela descrição minuciosa de uma determinada pessoa, objeto, animal ou lugar, no qual as impressões são retratadas de maneira fiel.Dissertativo: conceitua-se pela exposição de ideias, reforçadas em argumentos lógicos e convincentes acerca de um determinado assunto.

Aluna:
Milena da Silva.     3°B


Fontes:
http://www.alunosonline.com.br/portugues/tipos-e-generos-textuais.html
               http://www.uems.br/site/nehms/arquivos/53_2014-04-04_12-17-14.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário