terça-feira, 14 de julho de 2015

Guerra dos Cem Anos: 116 anos de reviravoltas. Parte 2.

Os quatro períodos de conflitos.


A guerra dividiu-se por quatro períodos: o primeiro entre 1337 e 1364, o segundo entre 1364 e 1380, o terceiro entre 1380 e 1422, e o quarto entre 1422 e 1453.

O Primeiro Período: Conflitos de ambição.


Filipe VI atacou o litoral inglês por meses, mas recuou após ser derrotado nas batalhas. Eduardo III, em uma tentativa de conquistar a França, venceu muitas batalhas ao norte, tendo o controle do Canal da Mancha. A vitória foi possível pela ajuda financeira de Flandres e do duque de Bretanha que voltou-se contra a França. As conquistas só não foram maiores pois na época da batalha ocorreu na Europa a Peste Negra que dizimou grande parte da população europeia. A Peste foi responsável por interromper a guerra.


Retomado os conflitos, Eduardo III ganhou o apoio do rei de Navarra, Carlos II e a ajuda de seu filho, o Príncipe de Gales, conhecido como O Príncipe Negro, pela cor de sua armadura. Nesse período houve muitas vitórias inglesas. Com o apoio de muitos nobres da região, que apenas interessavam-se nas terras do norte e oeste, o poder inglês só cresceu. O Príncipe Negro conseguiu prender o sucessor de Filipe, João II, e pediu um resgate em troca de sua liberdade. Em Paris acontecia um levante, a burguesia pedia por reformas políticas, e os camponeses se rebelaram contra os senhores feudais por suas miséria extrema.
O filho de João II, o futuro Carlos V, atendeu as questões internas e negociou a paz com Eduardo III. Em 1360, o Tratado de Brétigny, deu a Eduardo um considerável número de territórios na França (Calais e todo o sudoeste francês) em troca do abandono de suas reivindicações ao trono francês.

O Segundo Período: Um volta surpreendente.


Com a morte de João II em mãos dos ingleses, seu filho Carlos, que tomara o nome de Carlos V, assumiu o trono. Não respeitando os tratados de 1360, Carlos V atacou com tudo, já que a França estava em uma posição melhor.
Sob o comando de Carlos V, os exércitos franceses foram unificados, e boa parte dos territórios que haviam sido tomados pelos ingleses, foram recuperados.
O cavaleiro francês Bertrand Du Guesclin, destacou-se por organizar as Campanhas Brancas, um sistema de guerrilhas.



As vitórias do monarca francês reunificou seu território reforçando a confiança em seu líder.
Em 1377, com escassos meses de distância entre um e outro, faleciam o príncipe de Gales e Eduardo III. O sucessor do trono inglês era o neto do monarca falecido, Ricardo II, de apenas dez anos de idade. A morte do monarca da França Carlos V, em 1380, esfriou o ânimo dos franceses.


Rudi Henrrique 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário