O Projeto Contraturno elaborado e orientado pela Prof.ª Zilda Aparecida de Oliveira Lima, oportuniza aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Emílio de Menezes aprimorarem seus conhecimentos na área de História, atualidades e demais assuntos de estudo. Nestas aulas em contraturno (noite) os alunos preparam matérias referentes à atualidade, notícias e conteúdos que serão disponibilizados a toda comunidade, principalmente Emiliana.
O
que ocorreu neste período, decorrente desta divergência??
X
→ A Revolução Puritana (1640)
Parlamento → Defendia os
interesses da Burguesia
→ A República de Cromwell
→ The “Bill of Rights”
→ Revolução Gloriosa (1688)
Tudo isso, resultou ao final, a …
O Rei reina,
←
Mas o Parlamento governa
→ Monarquia Parlamentar
Revolução
Inglesa ( Desenvolvimento )
→Resumo:
Estamos no
contexto de uma Inglaterra Absolutista
( O Rei no centro do poder, justificado pelo poder divino, sendo
assim, incontestável e inquestionável ).
Mas
antes...
...Vamos
voltar um pouquinho antes na história para entendermos o porquê
desta disputa de poder entre o Rei e o Parlamento
→ A Inglaterra encontrava-se em um período de mudanças. Este “absolutismo” que dominava o país, teve início com o Rei Henrique VII (1457-1509), o fundador da dinastia Tudor.
→ Ele assumiu o trono ao final da Guerra das Duas Rosas (1455-1785), conflito provocado por disputas pelo trono inglês entre duas poderosas famílias da nobreza, os Lancaster e os York, ambos grandes proprietários de terras.
→ A Guerra das Duas Rosas ficou assim conhecida por que os Lancaster tinha no brasão de família uma rosa vermelha, e os York, uma rosa branca.
→ Como Henrique Tudor havia laços com ambas as partes, subiu ao trono como Henrique VII e implantou o Absolutismo Monárquico, conseguindo a pacificação do país (pois ambos os interesses eram atendidos, uma vez que esta forma de governo favorecia o exercício do poder absoluto do Rei).
→ Logo, teve dois herdeiros que, sucessivamente, ampliaram os poderes da monarquia inglesa: Henrique VIII e Elizabeth I
→ Henrique VIII rompeu com o papa e fundou a Igreja Anglicana.
→ Elizabeth (1533-1603) fortaleceu ainda mais o absolutismo inglês e seu governo contribuiu ativamente para o crescimento econômico do país. Em seu reinado, teve início a expansão colonial inglesa com a colonização da América do Norte.
→ A Dinastia Tudor governou a Inglaterra de forma absoluta, durante o século XVI, com o apoio da burguesia e pequena nobreza rural (os chamados Gentry), pois seus interesses estavam de certa forma sendo atendidos harmoniosamente.
→ Dentre eles, estavam os seguintes:
A centralização do poder político, que garantia a ordem social
A uniformização da moeda, do sistema de pesos e medidas, e das tarifas, que facilitava o comércio
A permissão consedida aos corsários (piratas vinculados à coroa) para atacar navios inimigos, possibilitando o acesso à diversos produtos, principalmente metais preciosos
O incentivo dado à expansão marítima e comercial, que favorecia o crescimento capitalista
→ A Igreja, que era controlada pelo Estado, também participada desse jogo de interesses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário