quinta-feira, 9 de abril de 2015

as 7 maravilhas da antiguidade




As 7 maravilhas do mundo antigo são construções feitas pelo homem nos tempos antigos e consideradas únicas pela sua beleza arquitetônica, mas a única delas que resiste ao tempo é a Pirâmide de Gizé no Egito. De todas as outras restaram apenas histórias ou algumas gravuras.

Os gregos encontraram na Ásia Menor habitantes que cultuavam uma deusa identificada como Ártemis, decidiram dar início a construção de um pequeno templo em sua homenagem. O templo levou 200 anos para ser construído, o resultado da obra foi admirável. O Templo de Ártemis era composto por 127 colunas de mármore em estilo jônico dispostas em filas duplas, todas decoradas com obras de arte, tendo cada uma 20 metros de altura. Tinha 138 metros de comprimento e 71,5 metros de largura. Pouco restou do templo atualmente. O Templo de Ártemis passou por duas grandes destruições.


 Mausoléu de Halicarnasso
Mausolo foi um rei provinciano do Império Persa que se casou com sua irmã, Artemísia II. A capital de Caria, seu reino, era Halicarnasso. Quando o rei Mausolo faleceu, sua esposa e irmã começou logo a construção de uma tumba para abrigar seu corpo. mandaram trazer da Grécia os artistas talentosos, incluindo aqueles que participaram na construção do Templo de Ártemis, em Éfeso. A repercussão foi tamanha, que o próprio termo “mausoléu”, passou a ser usado para qualquer monumento erguido em memória dos mortos.

Colosso de Rodes foi uma grande estátua construída na Grécia, próximo do Mar Mediterrâneo. Com 30 metros de altura e cerca de 70 toneladas de peso, a estátua servia como porta de entrada à Ilha de Rodes e representava o deus sol Hélios. O Colosso de Rodes só durou 55 anos: um terremoto de grande escala acabou arremessando a estátua no fundo do mar. Sem condições de reerguê-la, os gregos acabaram esquecendo-a . Ela só foi redescoberta no século VII, quando os árabes invadiram o território e venderam.

O Farol de Alexandria
Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Após finalizada a obra, a grandeza do farol chamou a atenção de todos. O Farol de Alexandria tinha cerca de 150 metros de altura, estabelecia-se sobre uma base quadrada, a qual era superada por uma torre octogonal de mármore. Acima dessa torre ficava o elemento fundamental para o farol, uma chama que ficava acesa constantemente. Foi destruído por um forte terremoto.


Os Jardins Suspensos foram construídos na Babilônia a mando do rei Nabucodonosor. Eram feitos aproximadamente de seis terraços construídos como andares, dando a ideia de serem elevadiços ou suspensos. Cada andar tinha cerca de 120 m², apoiados por gigantes colunas que chegavam a medir até 100 metros. Essas superfícies eram adornadas com jardins botânicos que continham inúmeras árvores frutíferas, esculturas dos deuses cultuados pelos acádios e cascatas, situadas em uma planície retangular. Mesmo sendo lindos, muito pouco se sabe de como ele era realmente mantida e qual foi sua finalidade ou o motivo de sua total destruição.


A Estátua de Zeus no Templo de Olímpia, toda construída em ouro e marfim levou oito anos para terminar. O templo já era magnífico e continha portas enormes de bronze que revelavam a estátua de 64 metros de altura. Seu trono era adornado todo com relevos representando as histórias da mitologia grega. Essa maravilha também foi destruída um incêndio destruiu a estátua de Zeus que chegara até, a ser retratada em moedas da cidade de Olímpia.

Camilla Castilho 2º C                                                                                         fonte: infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário