Muito antes da chegada de Cristovão Colombo, a região já era habitada pelos povos Maia, Astecas e Incas que viviam na região meso-america.
As civilizações Maias desenvolveu-se na península de Iucatã, na região que hoje corresponde ao sul do México, Guatemala e Belize. A sociedade eram divididas em quatros camadas sociais: Nobres, Sacerdotes, Povo e Escravo. Os Nobres e Sacerdotes eram os superiores, nobres eram os chefes e os sacerdotes tinham o controle da região. O povo e os escravos ficam um pouco abaixo, trabalhando e se dedicando a agricultura e os escravos geralmente prisioneiros de guerra.
Arte e arquitetura: pirâmide da civilização Maia
Os Incas formaram seu império dominando as várias civilizações que habitavam a região dosAndes, na América do Sul. Compreendia os atuais territórios do Peru, Equador, parte da Colômbia, do Chile, da Bolívia e da Argentina. O imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por: nobres, camadas médias, e a camada mais baixa que pagava os atributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.
Pintura: arte Inca
A sociedade Asteca era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do
exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes
militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham
grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era
obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este
os convocava para trabalhos em obras públicas
Arte Asteca e arquitetura: pirâmide da civilização Asteca
Mariana Gonçalves 2°A e Gabriela Almeida 2°B
Nenhum comentário:
Postar um comentário