terça-feira, 15 de julho de 2014

Série Origens do Cristianismo - O início da Igreja Católica - A Igreja Católica Medieval

Série Origens do Cristianismo

 O início da Igreja Católica - A Igreja Católica Medieval


Após o concílio de Niceia, a Igreja já estava totalmente organizada, e iniciou-se uma "era de ouro", onde o poder e a influência da Igreja iriam se expandir de uma forma descomunal. A influência seria tão grande que a Igreja Católica se manteve até mesmo após a queda do Império Bizantino.

Mas como a Igreja influenciava na cultura das pessoas?
Sendo a religião oficial do Império, as pessoas deveriam se converter ao cristianismo, porém o "universalismo" (a palavra católico vem do grego katholikos, que significa universal) da Igreja só foi realmente percebido após a conversão dos povos germânicos. A Igreja estava separada em comunidades menores, cada uma liderada por um bispo, e todas eram lideradas pelo Bispo de Roma, considerado sucessor do Apóstolo Pedro. O Bispo de Roma algumas vezes interferia em questões cívicas, ajudando o povo quando necessário.

A Igreja Católica trouxe muitas coisas ao mundo medieval, e até mesmo definiu o que era o conceito da "Idade Média" em si. Coisas essas como o surgimento das Universidades, as escrituras gregas e árabes traduzidas pelos monges copistas, que foram uma grande contribuição para o conhecimento e para a sabedoria.

Infelizmente, a Igreja trouxe coisas ruins também. O maior deles foi a Inquisição. Com o intuito de combater as heresias que foram surgindo, a Inquisição torturou e matou muitas pessoas com o intuito de proteger o ensinamento cristão contra qualquer heresia ou coisa que se opusesse à Igreja.

Os concílios e algumas desavenças entre bispos acabaram levando ao Cisma do Oriente, que separou as Igrejas entre Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Ortodoxa, coisa da qual falarei no nosso próximo post. Até semana que vem!

Igor de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário