quinta-feira, 17 de julho de 2014

PROJETO CONTRATURNO - PLANO DE TRABALHO DOCENTE




Colégio Estadual “Emílio de Menezes” - Ensino Fundamental, Médio e Normal
Rua Quíscalo, 185 - TeleFax: (043) 3251374
CEP 86.700-445 - Arapongas – Paraná e-mail: apsemiliomenezes.seed.pr.gov.br










PLANO DE TRABALHO DOCENTE
HISTÓRIA




Ensino Médio 
 
PROJETO CONTRATURNO






Professora: Zilda Aparecida de Oliveira Lima



2014

1. CONTEÚDOS


CONTEÚDOS ESTRURUTANTES

  • Relações de Trabalho - Permite aprofundar a compreensão das relações no mundo contemporâneo, como estas se configuram e como o mundo do trabalho se constitui em diferentes períodos históricos, considerando os conflitos de classe e intraclasses.
  • Relações de Poder - Permite ao aluno aprofundar a compreensão sobre como as relações de poder encontram-se em todos os espaços sociais, e também permite identificar, localizar as arenas decisórias e os mecanismos que a constituíram.
  • Relação cultural - Permite ao aluno reconhecer a si e aos outros como construtores de uma cultura comum, compreendendo a especificidade de cada sociedade e as relações entre elas. E, ainda, entender como se constituíram as experiências culturais dos sujeitos ao longo do tempo, detectando as permanências e mudanças nas diversas tradições e costumes sócias.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
  • Ambiente Linux / Digitação
  • Noções de Direitos Autorais
  • História Geral e História do Brasil
  • Geopolítica
  • Cultura Afro-brasileira
  • Cidadania
  • Direitos Humanos
  • Agenda 21
  • História do Paraná
  • História Local: Parque Moveleiro de Arapongas
  • Curiosidades
  • Atualidades / Informações
  • Mensagens
  • Atividades Avaliativas
  • Questões do ENEM e Vestibulares
  • Conteúdos para o PAS/UEM
  • Saúde Pública

2. JUSTIFICATIVA
Vivemos num mundo globalizado que se transforma muito rapidamente. Com as mudanças tecnológicas vividas na atualidade e com a globalização, tanto em nível mundial, nacional, regional e local a educação tem sido a grande alavanca para as mudanças na sociedade, para tanto é necessário uma educação de qualidade, que se faz a partir do comprometimento de todos os envolvidos com o processo educativo, assim a utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação devem estar presentes no cotidiano de professores e alunos, possibilitando uma maior interação entre ambos e o mundo que os cerca.
Escola e sociedade estão inseridas num contexto global e são interligadas, as relações escolares são influenciadas diretamente pelas relações sociais e vice versa. É importante promover a democratização do saber, pois este contribuirá para a construção da cidadania consciente e eficiente. Assim, a utilização das Tics na escola é um caminho para que a prática pedagógica torne-se efetivamente prática social e possa contribuir para o fortalecimento do processo democrático.
O uso das Tics nas escolas possibilita a professores e alunos uma maior interação com a sociedade onde vivem. A utilização dessas novas tecnologias tem se tornado cada vez mais acessíveis a todos que compõem o meio escolar. Tanto professores quanto alunos tem se beneficiado com a incerssão de novas ferramentas, como o computador , a internet, a TV pendrive.
Por outro lado as diversas questões propostas para estudo e pesquisa no neste projeto de contraturno são relacionadas aos temas transversais propostos no PCNs. Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Parana que estabelecem a obrigatoriedade de serem trabalhadas em todas as disciplinas. Assim conciliando metodologias diferenciadas (projetos e oficinas) fazendo uso de novas ferramentas (computador, internet) e contemplando a necessidade de abordagem de temas que envolvem problemáticas contemporâneas pode representar uma forma segura de enriquecimento da prática pedagógica favorecendo assim o professor o aluno e toda comunidade escolar na busca de uma educação de qualidade.

ENCAMINHAMENTO METODOLOGICO
Aos alunos foi proposta a continuidade da manutenção do blog historiaonlineceem.blogspot.com, no decorrer do projeto os alunos realizarão atividades de postagens de resumos, gráficos, mapas, vídeos, questões de vestibulares, ENEM, PAS-UEM, questões dissertativas, cruzadinhas, caça palavras etc. Durante as aulas em contraturno realizadas prioritariamente na Sala de Informática os alunos são orientados a realizarem as pesquisas em livros, na internet sobre temas relativos à História Geral e do Brasil, atualidades, curiosidades para alimentar o site com os temas propostos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem, isto é, que venha a subsidiá-la e não constituí-la como um elemento externo. Em outras palavras, refutam-se aqui avaliações de caráter classificatório, autoritário e desvinculado dos conteúdos e concepções pedagógicas, em que a mesma venha retratar e consolidar um modelo excludente de escola e de sociedade, que se quer superar. Assim para a avaliação serão considerados os seguintes critérios:
  • Participação nas aulas
  • Envolvimento nas atividades de pesquisa
  • Elaboração de resumos, questões e postagens na página.
  • Retomada de conteúdos para as provas regulares
  • Os alunos participantes do projeto terão 1,0 na Disciplina de História.

RECURSOS DIDÁTICOS
Livro didático, para didáticos e outros livros, revistas mapas, computador, Internet, vídeos, filmes, TV pendrive.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Testes, pesquisas, produção de texto, relatórios, seminários, debates, participação oral, elaboração de questões, cruzadinhas, caça palavras, palestras, etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
BLOCH, Marc. Apologia da História, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
DEMO, Pedro. Educação Hoje: "Novas" Tecnologias, Pressões e Oportunidades, 144 págs., Ed. Atlas, tel. 0800-171-944, 38 reais.
FREIRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 47. Ed. [s.l.]: Global, 2003.
FREITAS, Marcos C. Da Micro-História a História das Idéias. São Paulo: Cortez, 1999.
HOBSBAWM, Eric J. Sobre a História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LEVI, Giovanni. Sobre a Micro – História. In: BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná – História. 2008.
PETER, Burke. O que é História Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2007.
SANCHO, Maria J. & HERNÁNDEZ, FERNANDO. Tecnologias para transformar a educação.
SCMIDT. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

MATERIAL DIDÁTICO PARA CONSULTA
AZEVEDO, C. Gislaine & SERIACOPI, Reinaldo. História em Movimento. São Paulo: Ática 2012.
COTRIM, Gilberto – História Geral e do Brasil. Editora Saraiva, 1999.
FIGUEIRA, Garcia Divalte. História – Série Novo Ensino Médio. Edição Compacta. Editora Ática, 2003.
NICOLINA, Luiza de Petta e Eduardo A. B. Ojeda – História: Uma abordagem integrada – Volume único – Editora Moderna, 2ª Edição, 2002.
Revista Veja
Revista Nova História
Revista de História da Biblioteca Nacional.

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