quinta-feira, 31 de julho de 2014

O que é o Hamas?

Quem está vendo as notícias atualmente sabe sobre o conflito em Israel que recomeçou nos últimos dias, e também deve ter ouvido o nome "Hamas" em algum lugar. Mas o que é Hamas?

O Hamas é um grupo palestino, e seu nome é a sigla em árabe para Movimento de Resistência Islâmica. O Hamas possui um braço militar, um político e um filantropo, e mesmo apoiando ataques militares ao Estado israelense, o Hamas também constrói hospitais e lugares de utilidade pública na palestina.
 
O Braço Militar do Hamas
Por sua longa história de ataques e sua recusa em renunciar à violência, o Hamas é designado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos, União Europeia, Canadá e Japão. Para os países ocidentais, o Hamas está comprometido com a destruição de Israel. Entre abril de 1993 e 2005, o Hamas promoveu ataques suicidas que visavam essencialmente a população civil, a exemplo dos ataques realizados contra o Dizengoff Center, em 1996, e contra a pizzaria Sbarro, em 2001. Porém, após duras críticas pela ONU e diversas instituições, o Hamas abandonou os ataques suicidas, porém começou o lançamento de foguetes dentro do território israelense.

O Braço político e filantropo do Hamas
Mas nem tudo dentro desse grupo é violência. Mesmo os membros do Hamas sendo assumidamente a favor do conflito armado até que Israel ceda às suas exigências, o Hamas ocupou um importante cargo político(em 2005 obteve maioria em um terço das câmaras municipais de Gaza e Cisjordânia) na Palestina, além de sempre ajudar o povo em suas necessidades - escolas, orfanatos, postos de saúde e sistema de pensões para inválidos, que preenche uma demanda que a Autoridade Nacional Palestina não satisfaz com sua precária seguridade social.


Aluno: Igor de Lucca
Fontes: UOL Notícias, G1 e Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário