quinta-feira, 24 de julho de 2014

Assunto da semana: Israelenses X Palestinos


Conflitos, conflitos e mais conflitos...
Saiba um pouco sobre essa disputa entre israelenses e palestinos que tanto repercutem na mídia.

Não é recente essa rivalidade israelo-palestina. No decorrer da história, guerras aconteceram em virtude de disputas territoriais, porém, há muitos interesses (tanto religiosos quanto econômicos) por trás desse conflito.

Recentemente, alguns fatores fizeram com que deflagrassem mais uma “guerra”. Abaixo os argumentos de ambas as partes desse confronto:

MOTIVOS DE ISRAEL
- O país afirma categoricamente que o Hamas é o responsável pelo sequestro e assassinato dos três adolescentes israelenses em 12 de junho.
- O Hamas não só atira foguetes de Gaza para o lado israelense, como também aumentou seu arsenal, que agora pode atingir o centro de Israel como nunca antes. Israel considera que não pode ficar parado em relação à situação.
- Israel alega que o Hamas esconde militantes e armas em locais residenciais em Gaza, por isso é necessário atacá-los, mesmo que isso signifique que civis estejam entre as vítimas.
- Para Israel, o Hamas é um grupo terrorista que não reconhece a existência do Estado de Israel e não aceita se desarmar.
MOTIVOS DOS PALESTINOS
- Um adolescente palestino foi sequestrado e morto em Jerusalém. A autópsia indicou que ele foi queimado vivo. Israel prendeu seis judeus extremistas pelo assassinato do garoto palestino, e três dos detidos confessaram o crime.
- A maioria dos palestinos considera o controle israelense sobre a Faixa de Gaza abusivo e a situação humanitária insustentável. Os moradores dependem de Israel para ter eletricidade, água, meios de comunicação e até moeda.
- Nos confrontos entre Israel e o Hamas, a força de ação do exército israelense é desproporcionalmente maior. Em todos os confrontos até agora, o número de mortes do lado palestino foi muito maior.
- Israel deteve centenas de militantes do Hamas em sua grande busca na Cisjordânia pelos três israelenses sumidos no mês passado.

Curiosidades:

O que é a Faixa de Gaza?

Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e o Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pela Autoridade Nacional Palestina, como sua propriedade. Eis o motivo deste e de inúmeros conflitos que aconteceram no decorrer dos séculos.

Mas como tudo começou? Quais são os reais motivos?

Para os palestinos Jerusalém representa a terra santa árabe onde Maomé teria ascendido aos céus, mas para os os israelenses Jerusalém é o local onde foi edificado e onde se edificará novamente o templo, essa diferença gera conflitos pelo controle de Jerusalém, além de Jerusalém há conflitos pelos territórios da Cisjordânia e Faixa de Gaza. Esses territórios foram ocupados por palestinos durante o Império Romano, hoje esses territórios estão sobre controle israelense. Esse controle é mantido por assentamentos israelenses fortificados. Para os palestinos tal teritório os pertence baseados no contexto histórico de serem herdereiros do lendário Abrãao, baseados nessa mesma justificativa inraelenses contestam esse territórios.
A disputa também se deve as recursos naturais presentes na região, como:
água, petróleo e outros.

Haverá paz entre israelenses e palestinos?

Não podemos afirmar que nunca houve um acordo de paz entre eles. Abaixo, o nome de alguns tratados que marcaram a história desses dois povos, que desenvolverei cada item na próxima postagem:
  • Acordos de Camp David
  • Conferência de Madrid
  • Acordos de Oslo
  • Oslo II
  • Protocolo de Hebron
  • Wye River
  • Sharm el-Sheikh
  • Memorandos 2000 Camp David Summit
  • Conferência de Annapolis

  • Taba Summit
  • Roteiro


    Texto escrito por: Natalia Sayuri 2ºA
                                 Nathália Ramos 2ºB
                                 Pedro Molinari 2ºC

     fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/entenda-razoes-de-palestinos-e-israelenses-no-conflito-do-oriente-medio.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário