quinta-feira, 17 de julho de 2014

2ºs Anos - Enunciados capítulos 18 e 20


Boa noite pessoal!
Abaixo estão os enunciados dos capítulos 18 e 20 do livro, digitado (tarefa de história).

CAPÍTULO 18 – O mundo árabe-mulçumano

  1. No século XII a.C, a população da península Arábica era formada por pequenas tribos independentes. Como se realizavam as atividades econômicas nessa região?
  2. As caravanas tiveram papel fundamental no desenvolvimento da sociedade árabe. Em termos religiosos e culturais, que importância elas tiveram?
  3. Em linhas gerais, como surgiu o islamismo e quais são suas principais características?
  4. Depois de conquistar Medina, Maomé liderou a ocupação da cidade de Meca, de onde havia fugido para escapar das represálias dos grandes comerciantes. Quais foram as medidas tomadas por Maomé depois de assumir o poder em Meca?
  5. Qual foi o papel da jihad no processo de ampliação só Império Islâmico?
  6. De que modo a religião islâmica e a cultura árabe se fundiram num Estado árabe-mulçumano?
  7. Após a morte de Maomé, os islamitas se dividiram em dois grupos, os sunitas e os xiitas. Apesar disso, constituíram um grande império. Descreva, em linhas gerais, como ocorreu a expansão do Império entre os séculos VII e XIII.
  8. Escreva um texto sobre o legado deixado pelos mulçumanos nas várias áreas do conhecimento humano.

CAPÍTULO 20 – O império bizantino

  1. As imvasões germânicas contribuíram decisivamente para a queda do Império Romano do Ocidente. Resuma com poucas palavras as mudanças verificadas na Europa ocidental com a chegada dos povos germânicos.
  2. Por que é possível afirmar que as sociedades germânicas era fortemente militarizadas?
  3. Entre os séculos V e VI, o poder real dos reinos germânicos se enfraqueceu, em razão do esvaziamento das cidades e da ampliação do poder da nobreza rural. Enquanto isso, Igreja católica tornava-se uma instituição poderosa. Explique como se realizaram essas transformações.
  4. Qual foi o papel do reino Franco na consolidação do poder católico na Europa?
  5. O Império Carolíngio iniciado por Pepino III, em 751, foi consolidado e ampliado pelo seu filho, Carlos Magno, a partir de 771. Observe o mapa Império Carolíngio (p. 192) e indique as regiões conquistadas por Carlos Magno e a que países essas regiões pertencem atualmente.
  6. Governar um grande território exige formas de poder e controle capazes de estender a autoridade soberano para vastas regiões. Descreva, em linhas gerais, qual era a estrutura político-administrativa do Império Carolíngio, indicando como ela contribuía para fortalecer o poder de Carlos Magno.
  7. O renascimento carolíngio preparou o caminho para a criação das primeiras universidades europeias por meio da organização de um conjunto de saberes e práticas educacionais. Em que consistiu esse movimento cultural?
  8. Explique por que os monges copistas foram fundamentais para a preservação da cultura escrita da Antiguidade greco-romana.


    Digitado por: Natalia Sayuri 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário