sexta-feira, 11 de julho de 2014

RELATÓRIO DO PROJETO CONTRATURNO - SEGUNDO SEMESTRE 2014


O Projeto de Contraturno teve seu reinício com alunos no dia 18 de março de 2014. Inicialmente foi realizado um trabalho de divulgação e organização da nova turma. Foram convidados os alunos dos Segundos e Terceiros Anos, com os quais a professora trabalha em sala de aula com a disciplina de História. Foram matriculados 44 (quarenta e quatro) alunos, sendo que ocorreu a desistência de alguns e foram matriculados mais 07 (sete) novos alunos. Os motivos foram diversos: alunos dos Terceiros começaram frequentar o cursinho pré vestibular no período noturno, outros passaram a frequentar projetos ofertados no Colégio, como o  CELEM, Fanfarra, dentre outros. Talvez um dos motivos que possa também ter interferido na desistência de alguns alunos foi o fato de que muitos alunos começam a trabalhar
Aos alunos foi proposto dar continuidade às pesquisas na internet e produção de textos para a manutenção da página na internet (historiaonlineceem.blogspot.com). Inicialmente os alunos novos foram introduzidos no ambiente Linux e realizaram pesquisas e um estudo sobre a questão dos direitos autorais. No decorrer do Projeto foram orientados a desenvolverem atividades de pesquisas, elaboração de resumos, gráficos, mapas, vídeos, cruzadinhas, caça palavras etc. Tem-se utilizado o desenvolvimento dos temas através de dinâmicas diversas, testes vocacionais, de poder comunicativo e desenvolvido também de habilidades artísticas e oratória, a partir de encenação de temas discutidos. Os alunos fizeram discussão de temas também com filmes. Assistiram o filme Rio, com a discussão de temas ambientais e o filme O Auto da Compadecida, com a discussão do tema o nordeste brasileiro.
Os assuntos mais abordados nas pesquisas e produções de textos relacionam-se aos conteúdos preparatórios para o PAS/UEM, ENEM, UEL, UEPG, na área de História, Geografia e Atualidades, pois nossos  alunos  participam desses processos seletivos. E assim a partir de seus estudos e pesquisas disponibilizaram aos demais alunos o resultado de suas pesquisas. O encaminhamento dos trabalhos ocorreu prioritariamente na Sala de Informática do Colégio e iniciava com a explanação (da professora orientadora) do tema em pequenos grupos, utilizando imagens, vídeos e mapas diretamente na tela do computador e em seguida os alunos pesquisavam em sites e produziam seus textos, que estão disponibilizados no Blog.
Neste semestre os alunos do Contraturno fizeram uma visita a Feira de Profissões da UEL, onde tiveram a oportunidade de conhecer os cursos ofertados por esta instituição, bem como as características de cada profissão. No mesmo dia ainda fizeram um passeio no Shopping Catuaí, vivendo momentos de estudos, socialização e descontração.
Um dos temas muito discutidos pelos alunos neste semestre foi a Copa do Mundo e como resultado dessas discussões os alunos prepararam um Júri Simulado, cujo réu – Copa do Mundo foi julgado em seus amplos aspectos, positivos e negativos, mediante aquilo que as mídias tem apresentado sobre o tema. Nas discussões desse tema contamos com a colaboração da Profª Clélia de Educação Física que expôs aos alunos a suas considerações sobre a questão.
Considero relevante ressaltar também que este blog é um canal de comunicação com os demais alunos do Colégio, que já criaram o hábito de acessá-lo. Já ultrapassamos  o número de cem mil visualizações
Contamos com a frequência de 23 alunos. Para o próximo semestre pretende-se focar os temas de pesquisa na área de História, Geografia e Atualidades, desenvolvendo os conteúdos contemplados no ENEM e principais vestibulares da região, como UEL, UEM FECEIA, UNOPAR, FAP, dentre outras.
Colégio Estadual “Emílio de Menezes” – Ensino Fundamental, Médio e Normal
NRE: Apucarana                                
Arapongas, 11 de Julho de 2014



Ilustração1: Alunas do Contraturno Maria Carolina, Izadora e Raphaela na Feira de Profissões da Uel. Foto: Pedro Henrique.
Ilustração 2 : Alunos do Projeto em atividades de Pesquisa no Laboratório de Informática. Foto: Prof. Zilda.


Ilustração 3:  Profª Zilda e Alunos do contraturno recebem a visita do  Profº Valdenir Perdigão do RH/NRE – Apucarana  em foto do Aluno Felipe Suzuki.



Ilustração 4: Alunos do Projeto de Contraturrno na sala 9 do Colégio em atividade de pesquisa em livros e revistas, orientados pela Prof. Zilda. Foto e montagem da aluna Maria Carolina Duarte.



Ilustração 5:  Profª Zilda e alunos do Projeto Contraturno na frente do Colégio.


Ilustração 6: Estatísticas de visualizações do Blog pelos alunos do Colégio.  Imagem tirada do Blog em 01/07/2014 pelo Analista Renato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário