terça-feira, 22 de julho de 2014

Reino dos Francos






Os francos foram o mais importante povo germânico, pois conseguiram estruturar um poderoso Estado de grande significação na Alta Idade Média europeia.
A origem dos Francos é incerta, para alguns o povo surgiu da unificação de pequenos grupos germânicos que habitavam o vale do Rio Reno. A palavra franco significa “livre”, mas a liberdade não se aplicava às mulheres e aos escravos.
O reino dos Francos teve inicio no século V, depois que o Império Romano deu a eles uma porção de terras na Gália Belga, após isso conquistaram mais terras que foram a base do reino, se tornando o primeiro povo germânico a se estabelecer no território romano.
O Estado franco formou-se e expandiu-se sob o governo de duas dinastias, a dos Reis Merovíngios e a dos Reis Carolíngios.
A dinastia dos Reis Merovíngios (século V a VIII) foi o período da formação do reino franco, das suas primeiras expansões territoriais e da aliança estabelecida entre o rei e a Igreja Católica Romana. O primeiro rei foi Clóvis, que unificou os francos, expandiu seus domínios territoriais e converteu-se ao cristianismo católico.
A dinastia dos Reis Carolíngios (século VIII e IX) foi o período do apogeu dos francos, da sua máxima expansão territorial e da tentativa de se fazer ressurgir, sob o governo dos francos, a autoridade de um império universal. Seu principal rei foi Carlos Magno, que ampliou os domínios dos francos, apoderando-se de regiões como a Soxônia, Baviera, Lombardia e quase toda a Itália, trazendo prestígio e poder ao reino.
Ao morrer, Carlos Magno deixou o poder para seu filho, Luis I, e depois de sua morte, seus filhos disputaram pelo poder, o que desgastou o império. Após se conciliarem, o reino foi dividido e as regiões foram perdendo o poder.
A queda do Império Carolíngio deu fim ao reino dos francos, que foi substituído pelo poder político dos nobres proprietários de terra. 

 Aluna: Luana Pignata. -  2º A
 Fontes: http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/francos.htm
 http://www.brasilescola.com/historiag/reino-dos-francos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário