quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mundo Islâmico





A partir da origem do islamismo (religião fundada pelo profeta Maomé) teve a formação do Império Árabe. Antes disso, a Arábia era constituída por povos semitas, possuíam diferentes estilos de vida e de crenças, e suas principais atividades econômicas estavam o pastoreio e o comércio.
Os beduínos (nômades) utilizavam como meio de sobrevivência o camelo, tanto como alimento quanto para suas vestimentas, pois é necessário porque esses povos levavam uma vida difícil no deserto. Havia também as caravanas que difundiam ideias e formas de comportamento das diversas regiões por onde passavam, também praticavam o comércio nas cidades. E devido ao contato constante com povos de diferentes crenças religiosas (judeus, zoroastristas, e mais tarde, cristãos), os árabes desenvolveram um verdadeiro sincretismo religioso. Já o comércio fixo na região litorânea era dominado pelas tribos coraixitas.
Depois da morte do profeta Maomé, a Arábia foi unificada, e a partir desta união, foi iniciada a expansão do Império Árabe por impulso da doutrina religiosa islamista. O califa é uma espécie de chefe político, militar e religioso, que liderou os árabes.
Para os muçulmanos, abraçar o islã significa assumir o total compromisso de viver nos moldes prescritos no Alcorão, um livro sagrado islâmico que pode ser considerado um verdadeiro sistema econômico, jurídico e político dos muçulmanos. Pois os seguidores do Alcorão acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo por meio da Guerra Santa (guerra entre diferentes religiões).Durante o período de conquistas, ampliaram seu conhecimento através da absorção das culturas de outros povos, levando-as adiante a cada nova conquista.


Aluno: João Piraccini   2º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário