No Romantismo brasileiro destacam-se 3 autores: Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
Joaquim Manuel de Macedo, iniciou o romantismo brasileiro com sua obra mais conhecida, A moreninha em 1844, que fala sobre a história de Filipe, um estudante de medicina que resolve passar as férias na ilha onde mora a sua avó em Sant'Ana, com seus amigos Augusto, Fabricio e Leopoldo. Na viagem os amigos fazem uma aposta que se Augusto, o mais namorador se apaixonasse por uma unica menina no mínimo 15 dias ou mais, teria que narrar o fato, caso ao contrário, Filipe escrevia o livro. Durante a viagem, Augusto conheceu Carolina, uma moreninha de 15 anos irmã de Filipe que pelo seu jeito infantil se encantou. Como prevê Augusto perdeu a aposta, e nas ultimas linhas revela-se que o que acabaram de ler foi o romance narrado.
José de Alencar, suas obras eram separadas em 4 características: Romances indigenas: que contava sobre as regiões indígenas no país. exemplo: Iracema e O guarani. Romances regionais que conta um pouco sobre cada região brasileira, exemplo: O gaúcho. Romances históricos, exemplo: as minas de prata. E romances urbanos que contam um pouco sobre o tempo do autor: exemplo Lucíola e Senhora.
Manuel Antônio de Almeida foi um romântico que fugiu um pouco das normas românticas comparadas aos outros autores, ele criou o personagem herói malandro, o anti-herói, porém preservava os finais felizes. Uma de suas obras, a que mais de destacou foi Memórias de um Sargento de Milícias, contra o romance de Leonardo e Maria, que tudo começa com uma pisadela e um beliscão (costume de conquista) que da início a um relacionamento, e fruto a um filho, que é considerado o surgimento do herói. Manuel deu inicio ao realismo brasileiro.
Joaquim Manuel Macedo
José de Alencar
Manuel Antônio de Almeida
Mariana Gonçalves 2°A
Vinicius Maroz 3°D
Nenhum comentário:
Postar um comentário