quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Obesidade no Brasil

     No Brasil mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos. Os números avançam rapidamente entre todas as idades e classes sociais.



 A incidência de obesidade entre os brasileiros aumentou 54% entre 2006 e 2012. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde divulgada  atinge 17,1% da população do país. Em 2006, o porcentual era de 11,6%. Nesses seis anos, em nenhum momento houve recuo no avanço dos índices de obesidade.

A obesidade é um dos problemas de saúde mais graves da era moderna. Apesar do acesso a alimentos saudáveis, equipamento de academia, suplementos alimentares e informação sobre nutrição, a obesidade continua a aumentar. Outro problema muito grave a cada vez mais comum é a obesidade infantil.


 1- Quanto maior a variedade de alimentos na dieta, maior garantia de que a alimentação seja equilibrada e de que contém todos os nutrientes necessários.
2- Os cereais (pão, massas, arroz, etc.), as batatas e legumes, devem constituir a base da alimentação, de maneira que os hidratos de carbono representem entre 50 e 60% das calorias da dieta.
3- Recomenda-se que as gorduras não superem os 30% da ingestão diária, devendo reduzir-se o consumo de gorduras saturadas e ácidos graxos. 4- As proteínas devem estar entre 10 e 15% das calorias totais, devendo combinar proteínas de origem animal e vegetal.
5- Deve-se aumentar a digestão diária de frutas, verduras e hortaliças até alcançar pelo menos, 400g ao dia. Isso é, consumir no mínimo, 5 rações ao dia desses alimentos.
6- Moderar o consumo de produtos ricos em açúcares simples, como guloseimas, doces e refrescos.
7- Reduzir o consumo de sal, de toda procedência, pelo menos 5g por dia, e promover a utilização de sal iodado.
8- Beber entre um e dois litros de água por dia.
9- Nunca deixar de tomar um café da manhã completo, composto por lácteos, cereais (pão, bolachas, cereais) e frutas, e dedicar-se entre 15 e 20 minutos. Desta maneira, evita-se ou reduz a necessidade de consumir alimentos menos nutritivos no meio da manhã e se melhora o rendimento físico e intelectual no colégio.
10- Envolver todos os membros da família nas atividades relacionadas com a alimentação: fazer a compra, decidir o menu semanal, preparar e cozinhar os alimentos, etc.





 Alunos: Gabeiele de Almeida Cardoso 2°D
              João Piraccini  3º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário