terça-feira, 27 de outubro de 2015

Regimes Totalitários



                         


 DEFINIÇÃO DE TOTALITARISMO 

Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.


CARACTERÍSTICAS DOS REGIMES TOTALITÁRIOS:

- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;
- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;
- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);
 -Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.

Como exemplos de totalitarismo, podemos citar os regimes fascistas que vigoraram em alguns países da Europa, como por exemplo, na Alemanha e na Itália.
Na Itália e na Alemanha, países profundamente afetados pela crise, o fascismo e o nazismo ascenderam poder sob a liderança de Benito Mussolini e Adolf Hitler, respectivamente. Na Península Ibérica, golpes políticos engendrados por setores militares e apoiados pela burguesia deram início ao franquismo, na Espanha, e ao salazarismo, em Portugal.
Fascismo e Nazismo foram partidos europeus que assumiram o poder no período entre guerras, na Itália e Alemanha respectivamente, Na Alemanha sob o comando de Hitler, na Itália por Benito mussoline. Os dois partidos tinham como doutrina o nacionalismo e o totalitarismo. Totalitarismo, um governo centralizado, de carater ditatorial, e unipartidarista. O nacionalismo exacerbado, o cidadão cultuava o líder que representava o estado, formando assim um regime voltado para o militarismo, em favor do estado.
Já em outras regiões da Europa a experiência totalitária também chegou ao poder pregando o fim das liberdades civis e a constituição de governos autoritários. Na grande maioria dos casos, a derrocada do nazi-fascismo após a Segunda Guerra Mundial, serviu para que esses grupos extremistas fossem banidos do poder com o amplo apoio dos grupos simpáticos à reconstrução da democracia e dos direitos civis.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/totalitarismo.htm
Alunos:  João Piraccini e Thais Hashimoto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário