Epicurismo
A aquisição do saber e a limitação dos desejos físicos, instáveis por natureza, são instrumentos essenciais para se libertar dos sofrimentos. A finalidade da vida é a busca da felicidade, obtida ao se atingir a ataraxia (gr. ἀταραξία), a “ausência de distúrbios”, a tranquilidade da alma. Para tanto, é necessário se livrar de todas as ansiedades, inclusive o medo dos deuses e o medo da morte.
Estoicismo
A ética, uma das contribuições estóicas mais conhecidas, consistia em
viver de acordo com a natureza, i.e., conforme as leis gerais com que o
“elemento ativo” controla o universo. A virtude é o bem supremo e pode
ser atingida pela inteligência (saber o que é bom e mau), pela bravura
(saber o que temer ou não temer), pela justiça (saber o que cabe a cada
um) e pelo auto-controle (saber quais paixões moderar ou extinguir).
Assim, aderindo à ordem natural do universo, o sábio consegue atingir a
apatia ou indiferença (ἀπάθεια) diante dos acontecimentos e chegar à
felicidade (εὐδαιμονία), tornando-se então semelhante ao princípio ativo
que permeia e periodicamente recria o universo.
Cinismo
A origem dessa expressão é um tanto controvertida, pois alguns
pesquisadores crêem que ela provém do Ginásio Cinosarge, espaço no qual
Antístenes teria edificado sua Escola, enquanto outros afirmam que ela
deriva da palavra grega kŷőn, kynós, que significa ‘cachorro’,
alusão à vida destes animais, que seria igual à pregada pelos cínicos.
Aliás, o símbolo deste grupo era justamente a imagem de um cão.
Hoje cinismo tem o significado de atitude ou caráter de pessoa que revela descaso pelas convenções
sociais e pela moral vigente; impudência, desfaçatez, descaramento.
Alunos:Matheus Bortolloti
Thiago Trombini
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