MÓDULO DE
HISTÓRIA (valor: 2,0)
ALUNO(a) _________________________________ Nº._____
2º ______
LER O CAP. 19 DO SEU LIVRO, IMPRIMIR E RESPONDER
OS EXERCÍCIOS DA PÁG 179. LER TAMBÉM O TEXTO "AS LENDAS ANGOLANAS" DA PÁGINA 180, IMPRIMIR E RESPONDER AS TRÊS QUESTÕES PROPOSTAS.
Exercícios página 179: Organizando as Ideias
1-Por muito tempo, as condições
ambientais da África subsaariana
dificultaram a fixação de grupos humanos, o desenvolvimento de cidades e
o aparecimento de civilizações mais complexas. Que condições eram essas?
2-Os povos africanos criaram diversas formas de organização social
e política ao longo de sua história. Havia povos organizados em pequenas
aldeias e grupos nômades, em reinos, em confederações ou em cidades. Quais eram
os elementos comuns que mantinham a identidade e a coesão dessa forma de
organização?
3-O reino de Axum surgiu na costa
oriental do continente africano. Escreva um pequeno texto sobre o
desenvolvimento desse reino.
4-Qual foi a importância do camelo para o desenvolvimento do comércio
transaariano?
5-Descreva, em linhas gerais, as características do reino de Gana e do
reino do Mali.
6-Sob a influência de diferentes fatores ambientais, econômicos,
políticos e sociais, constituíram-se
diversas
religiões no continente africano antes do advento do cristianismo e
do islamismo. Indique pelo menos dois elementos comuns a essas
religiões.
7-Os iorubás desempenharam papel significativo na formação da
cultura brasileira por meio de elementos religiosos, musicais e
culinários, entre outros. Faça uma síntese das principais
características da civilização iorubá.
8-Quem eram os bantos e como se realizou a expansão desse povo pelo
continente africano?
Exercícios página 180: "LENDAS ANGOLANAS"
1- Os dois contos revelam algumas diretrizes que deveriam
nortear os procedimentos de um bom rei africano. Que diretrizes seriam essas ?
2- Em sua opinião, que valores são necessários para
caracterizar um bom governante ? Faça uma lista desses valores, juntamente com
argumentos que justificam a escolha. Em seguida, compare a sua lista com a dos
seus colegas.
3- Baseado nesses modelos, elabore um pequeno conto no qual
um ou mais valores listados por você fiquem evidenciados. Em seguida, leia seu
conto para a classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário