PESQUISE EM SEU LIVRO NO CAPÍTULO 17
MÓDULO
DE HISTÓRIA (valor
2,0 p.)
ALUNO(a)__________________________________________________ Nº ______ Série ______
01)
(Uerj 1998) - Na América espanhola, as lutas pela independência
começam numa conjuntura precisa: a caduquice da Coroa espanhola por obra e
graça do poder napoleônico. A Espanha está ocupada. Um rei francês (...)
ocupa o trono real e os últimos vestígios de soberania refugiam-se numas
espectrais Juntas ou num Conselho de Regência. (POMER, Leon. "As independências na América Latina". São Paulo,
Brasiliense, 1981.) Para Portugal e sua colônia americana outro será o
desenrolar dos acontecimentos e outras serão suas conseqüências. A ocupação
do Reino não significou o fim da Monarquia, apesar da solene declaração de
Napoleão neste sentido. (BERNADES, Denis. "Um Império entre
repúblicas". São Paulo, Global, 1983.)
De acordo com os textos apresentados, a diferença entre os processos de independência política das colônias espanholas e portuguesa na América, respectivamente, está indicada na seguinte alternativa: |
|
a)
|
a invasão das tropas napoleônicas provocou o declínio da
economia colonial espanhola - a não-invasão de Portugal garantiu a manutenção
de um rígido pacto colonial sobre o Brasil
|
b)
|
a invasão francesa na Espanha possibilitou a rápida difusão das
idéias liberais em suas colônias - a não-expansão dos ideais liberais no
Brasil ocorreu devido à manutenção de um Estado absolutista em Portugal
|
c)
|
a invasão napoleônica contribuiu para a reorganização das
colônias espanholas em cabildos livres - a transferência da corte portuguesa
para o Brasil possibilitou a autonomia sem o rompimento definitivo com
Portugal.
|
d)
|
as colônias espanholas tiveram apoio de Napoleão e dos liberais
franceses em sua luta contra a exploração metropolitana - as elites coloniais
brasileiras não se rebelaram contra Portugal devido ao apoio inglês a esta
metrópole
|
2) (Fatec 1999) - O sucesso dos
movimentos de Independência na América Espanhola pode ser atribuído
|
|
a)
|
ao apoio militar emprestado pela Inglaterra à organização de
milícias indígenas.
|
b)
|
à atuação do alto clero, descontente com as atitudes da
Metrópole.
|
c)
|
à unidade entre "criollos" e "chapetones",
que se constituíram em força decisiva enquanto oposição ao governo espanhol.
|
e)
|
à insatisfação crescente dos proprietários coloniais com as
restrições do Pacto Colonial.
|
3) (Ufpe 1998) - Sobre os processos de
independência da América Latina, assinale a alternativa correta.
|
||
a)
|
A Santa Aliança não tinha o direito de intervir nas colônias
portuguesas e espanholas caso elas tentassem se libertar.
|
|
c)
|
Não se pode relacionar a Revolução Industrial inglesa com a
destruição dos monópolios econômicos do sistema colonial.
|
|
d)
|
As reformas administrativas, políticas e econômicas empreendidas
por D. João VI evitaram as rebeliões e a independência do Brasil.
|
|
e)
|
A independência do Vice-Reino do Prata resultou na formação de
quatro países: Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
|
|
4) (Fuvest 1988) - Na América
Espanhola, os movimentos de independência foram estimulados pela:
|
||
a)
|
transferência do poder político dos criollos para os chapetones,
eliminando os vínculos que uniam as colônias espanholas da América à
Metrópole.
|
|
b)
|
desarticulação do poder monárquico na Espanha com as guerras
napoleônicas.
|
|
c)
|
manutenção do Pacto Colonial, elemento principal da prática do
livre comércio.
|
|
d)
|
ausência de reforma administrativa de caráter mercantilista.
|
|
e)
|
ação da população mestiça, que liderava os movimentos
emancipacionistas.
|
|
5) (Fuvest 1997) - Sobre o processo de
independência política da América Espanhola é possível afirmar que
|
||
a)
|
diferentemente do Brasil, a longa guerra, que teve importante
participação popular, fez emergir interesses sociais conflitantes.
|
|
b)
|
a Espanha, sob domínio francês, ficou de mãos atadas, sem poder
intervir no combate aos rebeldes.
|
|
c)
|
a participação maciça de escravos ao lado dos rebeldes
contrastou com a apatia das massas indígenas.
|
|
d)
|
a Igreja Católica e os comerciantes abastados assumiram posições
idênticas, a favor da Coroa espanhola.
|
|
e)
|
os acordos políticos, levados à frente pelas elites, garantiram
aos menos privilegiados as reformas sociais pelas quais tinham lutado.
|
|
6) (Fuvest 1996) - Simon Bolívar
escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de 1815:
"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória." Sobre esta afirmação podemos dizer que |
||
a)
|
tal utopia da unidade, compartilhada por outros líderes da
independência, como San Martin e O'Higgins, não vingou por ineficiência de
Bolívar.
|
|
b)
|
inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador que formaram,
por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1839, por problemas
políticos.
|
|
c)
|
Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade,
idéia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais
latino-americanos.
|
|
d)
|
essa idéia, de grande repercussão entre as lideranças dos
movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade
centro-americana.
|
|
e)
|
Bolívar foi uma voz solitária, nestes quase 200 anos de
independência latino-americana, ausentando-se tal idéia dos debates políticos
contemporâneos.
|
|
7) (Vunesp 1993) - As transformações
na Europa Ocidental do Século XVIII produziram e propagaram novas idéias
econômicas, sociais, políticas e culturais. Esse contexto serviu de pano de
fundo para a crise do antigo sistema colonial. O processo de libertação das
Treze Colônias Inglesas repercutiu como sopro revolucionário. E, no decurso
da desagregação do Império Espanhol na América, os criollos rebelaram-se
contra
|
||
a)
|
as rivalidades franco-inglesas.
|
|
b)
|
a ideologia nacionalista assumida pela burguesia européia.
|
|
c)
|
o liberalismo econômico.
|
|
d)
|
a igualdade de todos perante a lei.
|
|
e)
|
as restrições mercantilistas.
|
|
8) (Vunesp 1997) - "Diferente dos
movimentos de libertação da segunda metade do século XX, a primeira
descolonização foi feita por iniciativa dos próprios europeus, ou seja, por
colonos que viviam além-mar e pouco devem aos povos nativos dominados por
esses colonos." (Marc Ferro, HISTÓRIA DAS COLONIZAÇÕES.) Enquadram-se na
primeira descolonização acima referida as independências
|
||
a)
|
dos EUA e das colônias espanholas.
|
|
b)
|
do Brasil e das colônias africanas.
|
|
c)
|
do Brasil e do Haiti.
|
|
d)
|
do Haiti e de Cuba.
|
|
e)
|
das colônias africanas e espanholas.
|
|
9) (Pucsp 1997) - "Julgar a fauna
americana imatura ou degenerada equivalia a proclamar a do Velho Mundo
madura, perfeita, idônea, capaz de servir de (...) ponto de referência a
qualquer outra fauna de outro recanto do globo. (...) E por certo não é mera
coincidência que isso acontecesse exatamente quando a idéia da Europa se
tornava mais plena, completa."
[GERBI, A. O NOVO MUNDO. HISTÓRIA DE UMA POLÊMICA (1750-1900), São Paulo, Companhia das Letras, 1996, p. 41.] Tratando das relações entre Europa e América, no contexto da conquista e da colonização, o autor |
||
a)
|
defende a supremacia da fauna, logo da civilização européia
sobre a fauna e civilização da América.
|
|
b)
|
reconhece o fato de as navegações terem servido para
restabelecer a hegemonia européia sobre a totalidade do globo.
|
|
c)
|
identifica a Europa como ponto de referência para a América,
dada a notável semelhança das faunas.
|
|
d)
|
confirma a noção de que a civilização americana era degenerada,
o que se expressa em sua fauna.
|
|
e)
|
atesta a presença de formas de compreender a diversidade
americana por comparação com as características européias.
|
|
10) (Cesgranrio 1992) - Em 1753, pouco
depois da Independência Americana, ocorre uma rebelião no Peru, chefiada por
José Gabriel Tupac Amaru que, além de reivindicar liberdade para os povos
indígenas, pretendia a:
|
||
a)
|
definição dos limites territoriais do Peru com a anexação da
Bolívia.
|
|
b)
|
fixação de um protetorado dirigido por um Conselho de
colonizadores e de criollos.
|
|
c)
|
constituição de uma república federativa nos moldes da dos EUA.
|
|
d)
|
elaboração de um estado único para toda a região da América
Latina.
|
|
e)
|
criação de um estado indígena independente.
|
|
PESQUISE NO CAP. 17 DO SEU LIVRO E RESPONDA
01) Durante os processos de independência
da América espanhola, dois
grupos se destacaram como principais protagonistas e adversários durante os
confrontos. Cite os dois protagonistas e suas principais características.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
03)
As lutas pela independência da América hispânica colocaram num primeiro
plano a figura do caudilho, um
personagem principal para a compreensão da história do continente a partir do
século XIX. Defina o que é um caudilho. (pag. 205 e 206)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04) Explique a seguinte afirmação: Embora os
movimentos de emancipação espanhola tivessem mobilizado diversos setores da
sociedade, os benefícios da independência não foram distribuídos e forma equitativa entre eles.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05) Desenhe dois mapas da América. Um da
América Espanhola (pág.202) e outro mostrando os países que se formaram após a
independência (pag. 204)
Nenhum comentário:
Postar um comentário