sexta-feira, 17 de maio de 2013

MÓDULO PARA A SEMANA DE JOGOS - TERCEIROS E SEGUNDO F.D.

PESQUISE EM SEU LIVRO NO CAPÍTULO 17

MÓDULO DE HISTÓRIA (valor 2,0 p.)
ALUNO(a)__________________________________________________ ______ Série ______
01)  (Uerj 1998) - Na América espanhola, as lutas pela independência começam numa conjuntura precisa: a caduquice da Coroa espanhola por obra e graça do poder napoleônico. A Espanha está ocupada. Um rei francês (...) ocupa o trono real e os últimos vestígios de soberania refugiam-se numas espectrais Juntas ou num Conselho de Regência. (POMER, Leon. "As independências na América Latina". São Paulo, Brasiliense, 1981.) Para Portugal e sua colônia americana outro será o desenrolar dos acontecimentos e outras serão suas conseqüências. A ocupação do Reino não significou o fim da Monarquia, apesar da solene declaração de Napoleão neste sentido. (BERNADES, Denis. "Um Império entre repúblicas". São Paulo, Global, 1983.)  

De acordo com os textos apresentados, a diferença entre os processos de independência política das colônias espanholas e portuguesa na América, respectivamente, está indicada na seguinte alternativa: 
a)
a invasão das tropas napoleônicas provocou o declínio da economia colonial espanhola - a não-invasão de Portugal garantiu a manutenção de um rígido pacto colonial sobre o Brasil
b)
a invasão francesa na Espanha possibilitou a rápida difusão das idéias liberais em suas colônias - a não-expansão dos ideais liberais no Brasil ocorreu devido à manutenção de um Estado absolutista em Portugal
c)
a invasão napoleônica contribuiu para a reorganização das colônias espanholas em cabildos livres - a transferência da corte portuguesa para o Brasil possibilitou a autonomia sem o rompimento definitivo com Portugal.
d)
as colônias espanholas tiveram apoio de Napoleão e dos liberais franceses em sua luta contra a exploração metropolitana - as elites coloniais brasileiras não se rebelaram contra Portugal devido ao apoio inglês a esta metrópole

2) (Fatec 1999) - O sucesso dos movimentos de Independência na América Espanhola pode ser atribuído
a)
ao apoio militar emprestado pela Inglaterra à organização de milícias indígenas.
b)
à atuação do alto clero, descontente com as atitudes da Metrópole.
c)
à unidade entre "criollos" e "chapetones", que se constituíram em força decisiva enquanto oposição ao governo espanhol.
e)
à insatisfação crescente dos proprietários coloniais com as restrições do Pacto Colonial.


3) (Ufpe 1998) - Sobre os processos de independência da América Latina, assinale a alternativa correta.


a)
A Santa Aliança não tinha o direito de intervir nas colônias portuguesas e espanholas caso elas tentassem se libertar.
c)
Não se pode relacionar a Revolução Industrial inglesa com a destruição dos monópolios econômicos do sistema colonial.
d)
As reformas administrativas, políticas e econômicas empreendidas por D. João VI evitaram as rebeliões e a independência do Brasil.
e)
A independência do Vice-Reino do Prata resultou na formação de quatro países: Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

4) (Fuvest 1988) - Na América Espanhola, os movimentos de independência foram estimulados pela:
a)
transferência do poder político dos criollos para os chapetones, eliminando os vínculos que uniam as colônias espanholas da América à Metrópole.
b)
desarticulação do poder monárquico na Espanha com as guerras napoleônicas.
c)
manutenção do Pacto Colonial, elemento principal da prática do livre comércio.
d)
ausência de reforma administrativa de caráter mercantilista.
e)
ação da população mestiça, que liderava os movimentos emancipacionistas.

5) (Fuvest 1997) - Sobre o processo de independência política da América Espanhola é possível afirmar que
a)
diferentemente do Brasil, a longa guerra, que teve importante participação popular, fez emergir interesses sociais conflitantes.
b)
a Espanha, sob domínio francês, ficou de mãos atadas, sem poder intervir no combate aos rebeldes.
c)
a participação maciça de escravos ao lado dos rebeldes contrastou com a apatia das massas indígenas.
d)
a Igreja Católica e os comerciantes abastados assumiram posições idênticas, a favor da Coroa espanhola.
e)
os acordos políticos, levados à frente pelas elites, garantiram aos menos privilegiados as reformas sociais pelas quais tinham lutado.

6) (Fuvest 1996) - Simon Bolívar escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de 1815:
"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória."
Sobre esta afirmação podemos dizer que
a)
tal utopia da unidade, compartilhada por outros líderes da independência, como San Martin e O'Higgins, não vingou por ineficiência de Bolívar.
b)
inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador que formaram, por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1839, por problemas políticos.
c)
Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, idéia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos.
d)
essa idéia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.
e)
Bolívar foi uma voz solitária, nestes quase 200 anos de independência latino-americana, ausentando-se tal idéia dos debates políticos contemporâneos.

7) (Vunesp 1993) - As transformações na Europa Ocidental do Século XVIII produziram e propagaram novas idéias econômicas, sociais, políticas e culturais. Esse contexto serviu de pano de fundo para a crise do antigo sistema colonial. O processo de libertação das Treze Colônias Inglesas repercutiu como sopro revolucionário. E, no decurso da desagregação do Império Espanhol na América, os criollos rebelaram-se contra
a)
as rivalidades franco-inglesas.
b)
a ideologia nacionalista assumida pela burguesia européia.
c)
o liberalismo econômico.
d)
a igualdade de todos perante a lei.
e)
as restrições mercantilistas.

8) (Vunesp 1997) - "Diferente dos movimentos de libertação da segunda metade do século XX, a primeira descolonização foi feita por iniciativa dos próprios europeus, ou seja, por colonos que viviam além-mar e pouco devem aos povos nativos dominados por esses colonos." (Marc Ferro, HISTÓRIA DAS COLONIZAÇÕES.) Enquadram-se na primeira descolonização acima referida as independências
a)
dos EUA e das colônias espanholas.
b)
do Brasil e das colônias africanas.
c)
do Brasil e do Haiti.
d)
do Haiti e de Cuba.
e)
das colônias africanas e espanholas.

9) (Pucsp 1997) - "Julgar a fauna americana imatura ou degenerada equivalia a proclamar a do Velho Mundo madura, perfeita, idônea, capaz de servir de (...) ponto de referência a qualquer outra fauna de outro recanto do globo. (...) E por certo não é mera coincidência que isso acontecesse exatamente quando a idéia da Europa se tornava mais plena, completa."
[GERBI, A. O NOVO MUNDO. HISTÓRIA DE UMA POLÊMICA (1750-1900), São Paulo, Companhia das Letras, 1996, p. 41.]
Tratando das relações entre Europa e América, no contexto da conquista e da colonização, o autor
a)
defende a supremacia da fauna, logo da civilização européia sobre a fauna e civilização da América.
b)
reconhece o fato de as navegações terem servido para restabelecer a hegemonia européia sobre a totalidade do globo.
c)
identifica a Europa como ponto de referência para a América, dada a notável semelhança das faunas.
d)
confirma a noção de que a civilização americana era degenerada, o que se expressa em sua fauna.
e)
atesta a presença de formas de compreender a diversidade americana por comparação com as características européias.

10) (Cesgranrio 1992) - Em 1753, pouco depois da Independência Americana, ocorre uma rebelião no Peru, chefiada por José Gabriel Tupac Amaru que, além de reivindicar liberdade para os povos indígenas, pretendia a:
a)
definição dos limites territoriais do Peru com a anexação da Bolívia.
b)
fixação de um protetorado dirigido por um Conselho de colonizadores e de criollos.
c)
constituição de uma república federativa nos moldes da dos EUA.
d)
elaboração de um estado único para toda a região da América Latina.
e)
criação de um estado indígena independente.

PESQUISE NO CAP. 17 DO SEU LIVRO E RESPONDA

01) Durante os processos de independência da América espanhola, dois grupos se destacaram como principais protagonistas e adversários durante os confrontos. Cite os dois protagonistas e suas principais características. _______________________________________________________________________________________
 02) Cite o nome dos dois mais importantes libertadores da América Espanhola .
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03) As lutas pela independência da América hispânica colocaram num primeiro plano  a figura do caudilho, um personagem principal para a compreensão da história do continente a partir do século XIX. Defina o que é um caudilho. (pag. 205 e 206)
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04) Explique a seguinte afirmação: Embora os movimentos de emancipação espanhola tivessem mobilizado diversos setores da sociedade, os benefícios da independência não foram  distribuídos e forma equitativa entre eles.
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05) Desenhe dois mapas da América. Um da América Espanhola (pág.202) e outro mostrando os países que se formaram após a independência (pag. 204)

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