quarta-feira, 13 de junho de 2012

Revolução Industrial

A revolução industrial começou na Inglaterra, em meados do século XVIII. Essa revolução se caracterizou pela passagem da manufatura para à industria mecânica, ou seja, por maquina a vapor. Ela passou por várias transformações divida em três fases:
  • Artesanato
O artesão participava da produção do seu produto desde a matéria-prima até o produto pronto para consumo. Ele fazia todo o produto e não apenas uma parte, como é feito nos dias atuais.
  • Manufatura
A manufatura consistia na divisão de tarefas, uma divisão seriada, cada pessoa fazia uma parte do produto e era assalariada pelo serviço que prestava para o dono da fábrica. O trabalhador vendia seu trabalho e em consequência a produção em massa era bem maior.
  • Maquinofatura
A maquinofatura foi a introdução das maquina nas industrias, principalmente as maquinas a vapor, onde o trabalhador foi sendo substituído pelas maquinas gerando desemprego e causando nos trabalhadores uma revolta contra as maquina que os substituíram. Eles tentavam sabotar as máquinas para ter o emprego de volta.

O novo sistema industrial transforma as relações sociais e cria duas novas classes sociais, fundamentais para a operação do sistema. Os empresários (capitalistas) são os proprietários dos capitais, prédios, máquinas, matérias-primas e bens produzidos pelo trabalho. Os operários, proletários ou trabalhadores assalariados, possuem apenas sua força de trabalho e a vendem aos empresários para produzir mercadorias em troca de salários.



Texto: Murilo Henrique Trombini – 2ºA
Larissa C. Guslen R. dos Santos - 2ºA
História, uma abordagem Integrada – Nicolina Luiza de Petta




Nenhum comentário:

Postar um comentário