quarta-feira, 6 de junho de 2012

Grécia


A Grécia foi marcada por quatro grandes períodos em sua história:
- Período Homérico: não se tem registros por escrito dessa época, além de dois poemas de Homero, Iliada e Odisséia, daí o nome homérico, pois as únicas referências tidas na época vinham de Homero.
Como não sabiam como explicar os fenômenos da natureza e tudo que acontecia em sua volta, os gregos se utilizavam dos mitos para tentar explicar aquilo que para eles era desconhecido
- Período Arcaíco: período onde foi criada a Pólis (cidade- Estado), cada cidade possuía sua forma de governar, tendo em comum sua cultura e religião. Dentre as cidades- Estado, destacaram-se duas, em especial, Esparta e Atenas, sendo Esparta extremamente militarista e Atenas conhecida por ser uma cidade muito cultural.
*Após atingir o ponto máximo de seu desenvolvimento, as cidades gregas se envolvem em guerras externas (guerras médicas) e guerras internas entre as cidades gregas. Foi quase um século de guerras entre as cidades gregas, elas ficaram empobrecidas, enfraquecidas, o que facilitou a conquista da Grécia pela Macedônia (Filipe II).
- Período Helenístico: Após a morte do pai, Alexandre Magno assumiu o governo e conquistou a Pérsia e todo o Oriente, por ter sido criado na Grécia, Alexandre criou grande admiração pela cultura grega, estando no governo difundiu a cultura grega sobre todas as cidades por ele conquistadas.


Texto: Isabela Bandini e Larissa Guslen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário