segunda-feira, 11 de junho de 2012

A política do Pão e Circo


                                                     
             Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

* E hoje existe politicado pão e do circo?
   Hoje no mundo atual existe a politica do pão e circo, mais não é nos mesmos princípios, pois hoje os políticos dão cesta básica, bolsa família entre outras coisas para evitar a manifestação contra eles.
   Já no circo de hoje é usado no lugar dele os estádios ginásios para atrair as pessoas pra esquecer dos problemas da sociedade.

Alunos: Diogo Dario e Diego Gomes Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário